Você já parou para pensar o quanto o dólar está atrelado a sua vida? E olha que não estamos falando somente quando você compra um produto da Apple ou faz uma viagem para Disney, por exemplo.
Sabe aquele cafezinho que você toma todos os dias? Pois ele também está atrelado ao dólar, assim como a carne, o trigo e vários tipos de outros produtos.
O motivo é que o dólar é uma moeda estável e de pouca volatilidade. Para você ter uma ideia, o Banco Central do Brasil possui 80% de suas reservas em dólar.
Mas se o dólar está tão presente na nossa vida, porque será que ele ainda não faz parte da carteira de muitos investidores?
Quando falamos de oportunidades de investimentos e comparamos o Brasil com o mercado norte-americano, a diferença é gritante: nosso país representa apenas 1% do mercado global enquanto os EUA correspondem a quase 40% da fatia Global de investimentos.
É praticamente como se comparasse o mercadinho de um bairro, que não tem a variedade de produtos, com o hipermercado onde você encontra tudo o que precisa e com uma variedade enorme na prateleira.
Para você ter ideia do tamanho do mercado dos EUA, existem mais de 6 mil empresas listadas nas Bolsas de Valores de lá. Isso significa cerca de 15 vezes mais empresas listadas do que no Brasil.
Considerando outras classes de ativos, são mais de 8 mil opções disponíveis para o investidor que tem acesso ao mercado dos EUA.
Entre os muitos produtos disponíveis no mercado norte-americano estão os Reits, que são os fundos imobiliários dos EUA. Eles possuem mais de US$ 1,4 trilhão de patrimônio e um mercado extremamente consolidado, com diversos tipos de imóveis que fazem parte do portfólio.
Os ETFs ( Exchange Traded Fund ) também são investimentos muito populares nos EUA, pois permitem que o investidor faça uma diversificação entre diversos ativos diferentes comprando apenas um produto de investimento.
Entre os mais procurados estão o iShares S&P 500, que é um espelho do índice S&P500, e o Invesco QQQ Trust, que replica o índice Nasdaq, com o movimento das principais ações de tecnologia do meundo.
Além deles, as ações e os bonds (títulos de dívida) também fazem parte do vasto universo de investimentos disponíveis nos Estados Unidos. Isso sem contar os fundos e outros ativos que também são oferecidos por lá.
Ainda não é cliente? Clique aqui e abra agora mesmo a sua conta na EQI e dolarize sua carteira.