
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (27), com os investidores atentos aos comentários de importantes autoridades monetárias no Fórum em Sintra. A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou na abertura que a inflação segue muita alta da meta de 2% e que não sinalizará nenhum decisão de juros prévia.
O mercado global ficará com ouvidos atentos para o principal evento do Fórum. Além de Lagarde, o painel contará com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, o presidente do Banco Central da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey e o presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda.
A agenda de hoje, por sua vez, conta com dados de licenças de construção e encomendas de bens duráveis nos EUA. O índice de confiança do consumidor e vendas de novas moradias também estão programados para esta terça.
No Brasil, as atenções se voltam para a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que apresentou um tom mais brando, mas ainda indicou riscos que podem levar a inflação a retomar o processo de alta.
“O Comitê unanimemente avalia que flexibilizações do grau de aperto monetário exigem confiança na trajetória do processo de desinflação, uma vez que flexibilizações prematuras podem ensejar reacelerações do processo inflacionário e, consequentemente, levar a uma reversão do próprio processo de relaxamento monetário”, mostrou a ata.
“A avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”, explicou.
Além disso, os investidores ficam à espera do IPCA-15, considerado a prévia da inflação, que deve apresentar estabilidade ou leve deflação. O consenso do mercado mostra uma leve queda de 0,01% em junho na comparação mensal, levando o indicador para 3,36% na base anual.
Ásia e Europa
Os mercados asiáticos fecharam mistos nesta quarta, após comentários otimistas sobre a China levantaram as bolsas no país. O primeiro-ministro da China, Li Qiang, disse que o crescimento chinês provavelmente acelerou no segundo trimestre e poderá atingir a meta oficial de “cerca de 5%” estipulada para este ano.
Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos na manhã, com os investidores monitorando os comentários dos banqueiros centrais no Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra.
Agenda econômica
- 8h – Brasil: Ata do Copom
- 8h – Brasil: Confiança do Setor de Construção (Junho)
- 8h – Brasil: Índice Nacional de Custo da Construção (Junho)
- 9h – EUA: Licenças de Construção
- 9h – Brasil: IPCA-15 (Junho)
- 9h30 – EUA: Pedidos de Bens Duráveis (Maio)
- 11h – EUA: Confiança do Consumidor (Junho)
- 11h – EUA: Vendas de Novas Moradias (Maio)
- 17h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – API