A diversificação geográfica é extremamente importante para os investidores – afinal, deixar todo o capital investido em um único país pode representar riscos para o seu patrimônio.
Segundo especialistas, diversificar seus investimentos com aplicações em outros países permite que você se beneficie das oportunidades em diferentes localidades, reduzindo a dependência de um único mercado e diminuindo os riscos fiscais e políticos.
Pensando nisso, a equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, listou 6 motivos para você diversificar geograficamente seus investimentos. Veja a seguir:
1 – Redução de riscos e proteção contra eventos locais
Ao investir em outros países você evita ficar exposto a problemas políticos fiscais ou econômicos de um único país. Dessa forma você reduz a vulnerabilidade a crises locais e tem uma maior capacidade de absorver impactos negativos. Por exemplo: se um país sofre uma recessão econômica, seus investimentos em outros países podem continuar crescendo compensando as perdas
2 – Ampliar suas opções de investimento
Diversificando geograficamente você tem acesso a uma variedade maior de ativos e opções disponíveis para aplicar seu dinheiro. Para você ter ideia, o Brasil tem uma grande representatividade em termos de tamanho de território, mas ele representa só 2% da renda fixa e 1% da renda variável global.
Isso significa que você poderá explorar uma gama de oportunidades muito maior indiferentes mercados ao redor do mundo – afinal quase 99% das opções de investimento disponíveis não estão no mercado brasileiro motivo
3 – Diversificação cambial
Ao investir em países com economias mais estáveis e moedas historicamente fortes você tem a possibilidade de se beneficiar de uma possível valorização dessas moedas em relação a sua moeda local.
Isso pode potencializar os seus retornos e proteger o seu patrimônio contra desvalorização da moeda local no longo prazo
4 – Acesso a setores específicos
Ao diversificar geograficamente você tem a oportunidade de acessar setores específicos que muitas vezes pode não encontrar em determinado país. Por exemplo: se você está interessado no setor de segurança cibernética, não vai encontrar nenhuma empresa desse ramo na bolsa brasileira. Já nas bolsas Americanas você terá várias as opções para investir em companhias que atuam nesta área.
O mesmo ocorre com uma inteligência artificial, que é um tema muito discutido atualmente. Afinal, as grandes empresas globais que estão liderando essa tecnologia são negociadas apenas nos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.
5 – Aproveitar diferentes estágios econômicos
Cada país passa por diferentes estágios econômicos, desde mercados emergentes até economias mais maduras.
Ao diversificar geograficamente, você pode aproveitar oportunidades de crescimento de países em diferentes estágios, aumentando as suas chances de obter retornos consistentes no longo prazo.
6 – Aumentar a resiliência da sua carteira
A diversificação geográfica ajuda a construir uma base sólida para os seus investimentos, tornando a sua carteira mais resiliente às variações do mercado e a eventos econômicos imprevistos. Dessa forma, você pode ter mais tranquilidade e segurança ao fazer o seu planejamento de longo prazo.
Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue