
O saldo total da carteira de crédito deve voltar a crescer em maio, com alta estimada de 0,6%, com destaque para o crédito livre às famílias, com expectativa de expansão de 1,2%, revela a Pesquisa Especial de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira (19). A carteira direcionada, por sua vez, deve ficar estável, com alguma acomodação do crédito rural diante do término do Plano Safra 2022/2023.
“As linhas atreladas ao consumo, especialmente os gastos no cartão à vista, foram beneficiadas pela resiliência do mercado de trabalho e pelas medidas de transferência de renda do governo, e deverão ser os principais influenciadores do resultado do mês”, explicou a Febraban, na pesquisa.
A federação também mostrou que a expansão anual da carteira deve seguir acomodando de 11,1% para 10,5%.
As concessões de crédito apresentarão crescimento de 14,5% em maio na comparação mensal, estimou a Febraban. O resultado é afetado pelo maior número de dias úteis ante abril.
No acumulado em 12 meses, o volume de concessões deve desacelerar, de 12,6% para 10,3%, com o movimento puxado pelas operações com recursos livres, que devem passar de 11,7% para 9,3%.