
Os índices futuros dos Estados Unidos operam estáveis nesta segunda-feira (19), uma vez que o feriado de Juneteenth manterá o mercado norte-americano fechado. Para a semana, o destaque serão as audiências que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participará na quarta (21) e quinta-feira (22).
Após as decisões de política monetária do Fed e do Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) tomará sua escolha sobre os juros na quinta, com potencial aumento de 0,25 ponto percentual.
No Brasil, o foco estará para a decisão do Banco Central em relação à taxa Selic, que deve manter o patamar dos 13,75% ao ano. Apesar disso, o comunicado pode mostrar uma alteração e inserir um potencial corte mais para frente. O mercado ainda não está certo entre queda dos juros em agosto ou setembro.
No cenário político, a semana conta com a discussão do novo arcabouço fiscal no Comitê de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Conforme destacou o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, se o texto for votado na terça-feira (20), como previsto, será levado a plenário no mesmo dia. Caso ocorra alguma alteração, o texto voltará para a Câmara dos Deputados.
Ásia e Europa
Os mercados asiáticos fecharam em baixa nesta segunda, depois que o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrou com o líder da China, mas os dois lados não deram sinais de progresso em uma série de conflitos.
Os mercados europeus caem nas negociações desta manhã, com os investidores permanecendo nervosos com as perspectivas econômicas.
Agenda econômica
- EUA e Argentina: Feriado deixa os mercados fechados
- 8h – Brasil: IPC-S Capitais (2ª Quadrissemana de Junho)
- 8h25 – Brasil: Boletim Focus
- 11h – EUA: Ìndice NAHB de Mercado Imobiliário (Junho)
- 15h – Brasil: Balança Comercial Semanal