
Os investidores terão diversos fatos para analisar nesta quarta-feira (7), véspera de feriado aqui no Brasil. Depois que dados da balança comercial da China vieram abaixo do esperado, o mercado fica atento ao resultado do IPCA, que deve desacelerar mais uma vez. As projeções mostram que a inflação brasileira deve subir 0,33% em maio na comparação mensal e alcançar 4,04% na base anual (de 4,18% registrado em abril).
Além disso, no cenário político, o Grupo de Trabalho apresentou na Câmara o relatório com as principais diretrizes da reforma tributária. O principal destaque é a simplificação de cinco tributos para dois, com o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual. O relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que o projeto deve ser votado na primeira semana de julho.
Nos EUA, os índices futuros operam estáveis, uma vez que a agenda apresenta poucos indicadores e os investidores já ficam atentos para a próxima decisão de política monetária do Federal Reserve. Hoje, os dados da balança comercial serão o principal número na maior economia do mundo, com consenso do mercado apontando para déficit de US$ 75,2 bilhões em abril.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam mistas nesta quarta, após um dia de negociações apáticas em Wall Street, na ausência de dados de movimentação do mercado. Na China, as exportações caíram 7,5% em maio em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as importações registraram queda de 4,5% na mesma base de comparação, aumentando os sinais de desaceleração de sua recuperação econômica após a suspensão, em dezembro, dos controles contra a Covid-19, que interromperam as viagens e o comércio.
As ações europeias operam mistas nesta manhã, com o sentimento pessimista e os mercados sem direção. Os investidores fazem projeções para apontar quais serão as decisões de política monetária do Federal Reserve e do Banco Central Europeu na próxima semana.
Agenda econômica
- 3h – Alemanha: Produção Industrial (Abril)
- 8h – Brasil: Indicador Antecedente de Emprego (Maio)
- 8h – Brasil: Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Maio)
- 9h – Brasil: IPCA (Maio)
- 9h30 – EUA: Balança Comercial (Abril)
- 11h30 – EUA: Estoques de Petróleo Bruto – DoE
- 14h30 – Brasil: Fluxo Cambial Semanal
- 14h30 – Brasil: Índice de Commodities – IC-Br (Maio)
- 20h50 – Japão: PIB (1T23)