
Faltam poucas horas para os contribuintes declararem o Imposto de Renda deste ano, referente ao ano de 2022. Para os que não declararam, o prazo acaba às 23h59 desta quarta-feira (31).
De acordo com o contador da Receita Federal, foram recebidas mais de 38 milhões de declarações até às 10h de hoje. A expectativa é que esse número alcance 39,5 milhões até o fim do dia.
Quem é obrigado e não entregar o IR de 2023 até o prazo, será submetido a uma multa, que corresponde a 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, com limite de 20% do valor total do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A Receita mostrou que 23% das declarações já apresentadas foram pré-preenchidas. O modelo possibilita o uso de informações disponibilizadas a partir de bancos de dados do governo, o que reduz o risco de erros.
É possível realizar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, disponível para download no site da Receita Federal, pelo Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
(Com informações da Agência Brasil)