
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (30), com os investidores voltando do feriado e reagindo ao acordo realizado entre a Casa Branca e o Congresso sobre o teto da dívida. A expectativa é que a Câmara dos Representantes vote o texto que impedirá um calote na quarta-feira (31).
O projeto para elevar o teto da dívida deve ser aprovado e levado ao Senado, apesar de parte dos republicanos estar contra o projeto. O prazo limite para a aprovação do projeto nas duas casas legislativas antes de um potencial “default” é no dia 5 de junho.
No Brasil, a agenda de indicadores tem o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que registrou deflação de 1,84% em maio, após queda de 0,95% no mês anterior, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, que aguardava queda de 0,45%. Com este resultado, o índice acumula taxa de -2,58% no ano e de -4,47% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 0,52% e acumulava alta de 10,72% em 12 meses.
Além disso, os investidores aguardam dados do Tesouro sobre os resultados das contas do Governo Central em abril.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça enquanto investidores aguardam a votação de um acordo sobre o teto da dívida dos Estados Unidos.
Os mercados de ações europeus operam mistos nesta manhã, com os agentes do mercado acompanhando os últimos desenvolvimentos do teto da dívida dos EUA. Além disso, os investidores também reagem aos dados de confiança do consumidor da zona do euro.
O indicador de confiança de empresas e consumidores na zona do euro caiu para 96,5 pontos em maio, de 99,0 em abril, conforme dados mostrou dados da Comissão Europeia. O resultado ficou abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma leve alta para 99,9 no período.
Agenda econômica
- Zona do euro/Comissão Europeia: Índice de sentimento econômico de maio e Índice de confiança do consumidor (6h)
- FGV: IGP-M de maio (8h)
- FGV: Confiança do Comércio de maio (8h)
- BC/Nota de crédito: Estoque total de abril (8h30)
- EUA/Conference Board: índice de confiança do consumidor de maio (11h)
- EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin participa de bate-papo em evento da Nabe (14h)
- Fazenda divulga resultado do Tesouro de abril (14h30)
- Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, comenta resultado em coletiva (15h)
- EUA: Comitê de Regras da Câmara dos Representantes analisa projeto de lei sobre teto da dívida (16h)
- China/NBS: PMI composto de maio, PMI industrial e PMI de serviços (22h30)