
Após dias de negociações, a Casa Branca e o Congresso conseguiram alcançar um acordo para o teto da dívida dos Estados Unidos. Assim, o país evita entrar em um “default” histórico. Na noite de domingo, o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que “o acordo evita a pior crise possível, um calote, pela primeira vez na história” norte-americana, além de retirar a “ameaça de uma catástrofe”.
Os detalhes do acordo ainda não foram revelados, mas sabe-se que o teto da dívida será aumentado por dois anos e haverá contenção nas despesas do governo. Os gastos em 2024 devem ser mantidos no mesmo nível deste ano e terão um aumento de apenas 1% em 2025.
Agora, o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, deve tentar votar o texto – que está sendo redigido às pressas pelos negociadores – o mais rápido possível. Desta forma, o Senado terá tempo para avaliar e votar. Segundo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, o prazo limite antes do governo deixar de pagar suas contas é no dia 5 de junho.
O anúncio do acordo, entretanto, só repercutirá nas bolsas norte-americanas amanhã, uma vez que o mercado dos EUA ficará fechado nesta segunda devido ao feriado de Memorial Day. Além disso, a liquidez de hoje fica também comprometida em função de um feriado bancário no Reino Unido, que deixa os mercados fechados.
No Brasil, a expectativa fica para a votação do novo arcabouço fiscal no Senado. Os investidores também operam animados com a surpresa positiva do IPCA-15 de maio, que leva as estimativas de o Copom iniciar os cortes da taxa Selic em agosto.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta segunda, após o governo dos Estados Unidos e a oposição republicana chegarem a um acordo para elevar o teto da dívida do país. Na Coreia do Sul, não houve negócios hoje devido a um feriado local.
Os mercados de ações europeus operam majoritariamente em queda nesta manhã, mesmo quando o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo para aumentar o teto da dívida do país. Os mercados do Reino Unido estão fechados devido a um feriado bancário.
Agenda econômica
- Feriado de Memorial Day em NY; bolsas europeias também não abrem
- FGV: Sondagem da indústria de maio (8h)
- BC: Pesquisa semanal Focus (8h25)
- Tesouro divulga o Relatório Mensal da Dívida de abril (14h30)
- Tesouro: Coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Luis Felipe Vital, comenta relatório mensal da dívida de abril (15h)
- Campos Neto faz palestra em Fortaleza, no evento “Prêmio Inovação Para o Desenvolvimento Econômico”, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Ceará (18h)