
Os índices futuros dos Estados Unidos operam estáveis nesta segunda-feira (22), com o mercado muito atento às negociações sobre o teto da dívida entre a Casa Branca e o Congresso. Os EUA chegam em uma semana decisiva para evitar um calote histórico a partir de 1º de junho.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Câmara , Kevin McCarthy, devem se encontrar nesta segunda para continuar as negociações. O caso ofuscou os comentários mais dovish de Jerome Powell sobre a política monetária norte-americana na semana passada.
No Brasil, as atenções se voltam para a votação do novo arcabouço fiscal no plenário da Câmara dos Deputados, que está prevista para terça-feira (23) ou quarta-feira (24). Hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falará sobre os dois anos de autonomia da autarquia.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda em meio à avaliação de que os Estados Unidos eventualmente garantirão um acordo para elevar o teto de sua dívida, apesar de tensas negociações em Washington.
As bolsas de valores europeias operam majoritariamente em quedanesta manhã, com os investidores de olho nas negociações sobre o teto da dívida nos Estados Unidos e nos resultados das eleições gregas.
Agenda econômica
- EUA: Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, têm reunião sobre teto da dívida
- BC: Pesquisa Focus (8h25)
- EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, participa do Fórum Financeiro 2023 da American Gas Association (9h30)
- Campos Neto fará palestra em evento da Folha sobre os dois anos de autonomia do BC (10h)
- Zona do euro: Índice de confiança do consumidor de maio (11h)
- EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de conferência sobre tecnologia (11h50)
- EUA: Presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, discursa em evento da Associação Nacional de Economia Empresarial (12h05)
- Ministério do Planejamento e Orçamento divulga o segundo relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas (14h30)
- Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, comenta relatório de avaliação de receitas e despesas em coletiva (15h)