
O Ibovespa entre perdas e ganhos nesta sexta-feira (19), com o mercado acompanhando os índices futuros dos Estados Unidos e com investidores atentos ao cenário externo. Outro destaque dos investidores é a prévia do PIB, o IBC-Br, que teve leve queda em março.
Por volta das 10h40, o principal índice da bolsa brasileira opera em leve queda de 0,05%, cotado a 110.054 pontos.
Os líderes do grupo das sete maiores economias do mundo, conhecido como G7, comprometeram-se com um conjunto de novas medidas para pressionar a Rússia, já que a invasão da Ucrânia continua pelo segundo ano.
Além disso, o G7 dobrou seu apoio à Ucrânia, divulgando os esforços dos programas de reforma de organizações internacionais para reconstruir a economia devastada pela guerra em Kiev.
Indicadores
No Brasil, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou uma leve retração de 0,15% em março de 2023 em comparação a fevereiro, de acordo com dados dessazonalizados do BC. A prévia da inflação apresentou alta de 5,46% no terceiro mês deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.
A produção industrial, por sua vez, cresceu 1,1% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, e 11 dos 15 locais pesquisados tiveram taxas positivas, conforme reportou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os maiores avanços foram em Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%). Os quatro resultados negativos foram no Espírito Santo (-1,8%), Santa Catarina (-1,4%), Goiás (-1,4%) e Paraná (-1,3%).
Cenário corporativo
Petrobras (PETR3; PETR4) – A estatal divulgou ao mercado que recebeu um ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) para que a companhia reitere o pleito de licenciamento da atividade junto ao Ibama sobre o projeto de exploração na margem equatorial. O MME também pediu que sejam feitos todos os esforços necessários ao atendimento das condicionantes e comprovação da adequação do projeto
Ambev (ABEV3) – A companhia informou ao mercado na quinta-feira (18), após o fechamento do mercado, que o conselho de administração aprovou a abertura de um novo programa de recompra de ações. De acordo com fato relevante, a companhia poderá adquirir até 13 milhões de ações ordinárias, com principal objetivo de fazer frente à entrega de ações no âmbito dos planos de remuneração baseados em ações da companhia. O prazo máximo para realização das aquisições é de 18 meses, encerrando-se até o dia 18 de novembro de 2024.
Americanas (AMER3) – A companhia, que está em recuperação judicial (RJ), comunicou que iniciará o processo de Market Sounding para prospecção de interessados na aquisição da unidade de negócio do Hortifruti Natural da Terra, conforme previsto no plano de RJ protocolado pela companhia. A varejista informou ainda que contratou o Citigroup como seu assessor financeiro para a condução do processo.