Os índices futuros dos Estados Unidos estão em leve alta nesta sexta-feira (19), com os investidores no aguardo da participação do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em um debate junto a Ben Bernanke, que ocupou o mesmo cargo entre 2006 e 2014. As falas de Powell podem calibrar as apostas sobre os juros, que chegaram a ter 40% de probabilidades de um novo aumento ontem à tarde, segundo o CME Group.
Outro ponto de atenção do mercado são as negociações para o teto da dívida norte-americana, que corre o risco que aplicar um calote se não for solucionado até o final deste mês. Segundo o presidente da Câmara nos EUA, Kevin McCarthy, a solução para a situação deve ocorrer no final de semana e a aprovação durante a próxima.
No Brasil, a agenda reserva os dados do IBC-Br de março, que deverá confirmar a inesperada força da economia, com o segundo crescimento consecutivo impulsionado pelo elevado volume de serviços. Além disso, o evento do BC nesta tarde contará com autoridades econômicas e monetárias nacionais e internacionais.
No campo político, os agentes do mercado ficam atentos para as negociações do novo arcabouço fiscal, que deve ser votado no plenário da Câmara na próxima semana, após a aprovação da urgência da proposta.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia fecharam entre perdas e ganhos nesta sexta ainda em meio a expectativas de que os EUA chegarão a um acordo sobre o teto de sua dívida. Na China continental, os mercados ficaram mistos, pressionados por recentes dados mostrando que a recuperação da segunda maior economia do mundo perdeu força.
Os mercados europeus operam em alta nesta manhã, com as negociações sobre o teto da dívida dos EUA impulsionando o sentimento do investidor. Os investidores estarão de olho na cúpula do G7 em Hiroshima, no Japão, onde os líderes mundiais devem discutir o comércio internacional e a segurança. Relações entre China e Rússia e sanções estão na pauta das discussões.
Agenda econômica
- Japão: Cúpula de líderes do G7, com participação do presidente Lula
- FGV divulga prévia do IGP-M (8h)
- BC solta o IBC-Br de atividade econômica de março (9h)
- IBGE informa dados regionais da produção industrial de março (9h)
- EUA: Presidente do Fed de Nova York, John Williams, participa de evento institucional (9h45)
- EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman participa da Convenção Anual da Associação de Banqueiros do Texas (10h)
- EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell, participa de discussão com o ex-presidente do BC americano Ben Bernake na Conferência de Pesquisa Thomas Laubach (12h)
- Geraldo Alckmin se reúne com ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (14h)
- EUA/Baker Hughes: Poços de petróleo em operação (14h)
- Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discursa na abertura do High-Level Seminar on Central Banking, evento do BC em São Paulo (14h05)
- Alckmin se reúne com ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (15h)
- Presidente do BCE, Christine Lagarde, faz participação gravada em seminário do BC (16h10)
- Presidente do BC, Roberto Campos Neto, faz discurso de encerramento no High-Level Seminar on Central Banking (18h15)