
Apesar das altas e baixas do pregão desta quarta-feira (10), o Ibovespa conseguiu finalizar o dia no azul com o mercado reagindo à divulgação do índice norte-americano de preços ao consumidor, que veio dentro do esperado. No pano de fundo local, a tramitação do arcabouço no Congresso também seguiu no radar dos investidores. O relator do projeto avisou que pode adiar a entrega do relatório para a semana que vem.
Indicadores
Nos Estados Unidos, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA teve uma alta de 0,4% em abril na comparação com março, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho. O resultado veio dentro das expectativas do mercado. Dessa forma, nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 4,9%, abaixo das estimativas de 5,0%.
Além disso, o núcleo do IPC, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,4% em abril, resultado dentro das expectativas do mercado. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do IPC ficou em 5,5% em abril, uma leve queda frente ao mês anterior (5,5%) e dentro das projeções (5,5%).
No Brasil, a produção industrial teve alta de 1,1% em março na comparação com fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, na comparação com março de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 0,9%. Com isso, o acumulado no ano foi de -0,4%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou estável (0,0%).
Além disso, os Barômetros Globais sobem ligeiramente em maio, refletindo o ritmo ainda fraco de atividade econômica mundial na maioria dos países e um otimismo moderado, em parte associado à recuperação gradual da economia chinesa, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Na Europa, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Alemanha apresentou queda para 7,2% em abril na comparação anual, desacelerando em relação ao mês anterior (7,4%), de acordo com o Escritório Federal de Estatísticas alemão. Em suma, o resultado ficou dentro da estimativa do mercado. Na comparação mensal, a inflação alemã teve variação de +0,84% em abril.
Confira abaixo o fechamento do Ibovespa e demais índices
- Ibovespa:
- S&P 500: 4.138,50 (+0,47%)
- Nasdaq: 12.306,44 (+1,04%)
- Dow Jones: 33.536,63 (-0,08%)
- Dólar: R$ 4,95 (-0,75%)
- Euro: R$ 5,43 (-0,58%)