
Os índices futuros dos Estados Unidos registram alta na manhã desta quarta-feira (3), em dia de decisão de política monetária do Federal Reserve. A expectativa do mercado é que o BC norte-americano eleve os juros em 0,25 ponto percentual, o que levaria a taxa para o intervalo entre 5,00% e 5,25%.
Apesar de ser dado quase como certo o novo aumento, a maior expectativa dos investidores estão para o comunicado do Fed e o discurso do presidente Jerome Powell, que poderá sinalizar o fim do ciclo de alta.
No Brasil, o mercado também fica à espera da decisão sobre juros do Comitê de Política Monetária (Copom). O Banco Central deve manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, o que irritará o atual governo, que segue a pressão para que ocorra um corte nos juros. O foco também será a comunicação do BC, que pode sinalizar futuros cortes.
Outro ponto de atenção dos investidores é para a temporada de resultados corporativos, que foi agitado na noite de ontem e continua hoje. Após o fechamento do mercado, CSN (CSNA3), Prio (PRIO3), CSN Mineração (CMIN3), EDP Brasil (ENBR3), entre outras, divulgarão os balanços.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta, acompanhando perdas em Wall Street antes da decisão de juros do Federal Reserve (Fed), que será conhecida nas próximas horas. Na China continental e no Japão, os mercados não operaram nesta quarta devido a feriados.
Os mercados europeus operam entre perdas e ganhos nesta manhã, com os investidores globais se preparando para a mais recente decisão do Fed. Além disso, o mercado local reage aos dados de desemprego na zona do euro.
A taxa de desemprego da zona do euro registrou queda para 6,5% em março e ficou levemente abaixo das expectativas do mercado (6,6%) e uma leve queda em relação ao mês anterior (6,6%), segundo dados com ajustes sazonais do Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia. O Eurostat estima que o número de pessoas sem emprego caiu para 11,01 milhões em março, de 11,13 milhões em fevereiro.
Agenda econômica
- Brasil: Balanços de Gerdau, antes da abertura, e de CSN, CSN Mineração, Dexco, EDP, GPA, Klabin, Lojas Renner, PetroRio, Taesa e Ultrapar, após o fechamento do mercado
- Japão: Feriado do “Dia da Memória da Constituição” deixa mercados fechados
- China: Feriado do Dia do Trabalho continua e deixa mercados fechados na China continental
- Turquia/Turkstat: índice de preços ao consumidor (CPI) de abril (4h)
- Zona do euro/Eurostat: Taxa de desemprego de março (6h)
- FGV: IPC-S Capitais de abril (8h)
- EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado de abril (9h15)
- FGV: Monitor do PIB de fevereiro (10h15)
- FGV: Indicador Antecedente de Emprego de abril (10h15)
- EUA/S&P Global: PMI composto final de abril e PMI de serviços (10h45)
- EUA/ISM: PMI de serviços de abril (11h)
- EUA/DoE: estoques de petróleo da semana até 28/04 (11h30)
- BC: Índice Commodities Brasil de abril (14h30)
- BC: Fluxo cambial de abril (14h30)
- EUA: Fed divulga decisão de juros (15h)
- EUA: Coletiva com o presidente do Fed, Jerome Powell (15h30)
- Decisão do Copom para a Selic (após 18h30)
- China/S&P Global/Caixin: PMI industrial de abril (22h45)