Aqui no Brasil a maior parte dos investidores de renda fixa já conhece o FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que funciona como um seguro para diversas aplicações em caso de falência do banco.
Mas você sabia que os Estados Unidos possuem um mecanismo parecido e que inclusive foi utilizado recentemente pelos investidores de bancos que tiveram problemas de solvência por lá?
É o FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation), agência que foi criada em 1933 com o objetivo de proteger os depositantes e promover a estabilidade financeira do país.
Juliana Benvenuto, especialista da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, explica que o contexto da criação do FDIC foi a grande depressão dos EUA, uma crise econômica sem precedentes no país, que afetou em cheio o mercado financeiro durante a década de 1930.
“Neste período, muitos bancos faliram e os depositantes perderam suas economias, o que gerou uma onda de pânico no sistema bancário”, destaca.
Em resposta a esta crise, o presidente Franklin Roosevelt propôs uma série de reformas para estabilizar o sistema bancário e proteger os depositantes. Uma delas foi a criação do FDIC, como parte da Lei de Segurança Bancária – a Banking Act.
“A ideia era fornecer um seguro aos depositantes para que eles não perdessem todas as suas economias caso a instituição falisse”, explica a especialista da Avenue.
Hoje, o FDIC é uma das agências governamentais mais importantes dos EUA e continua a desempenhar um papel crucial na proteção dos investidores e na promoção da estabilidade financeira do país.
Para se tornar membros do FDIC, as instituições devem atender a certos requisitos de segurança e solidez financeira.
“Se a instituição falhar, a FDIC assume a administração e tenta vender seus ativos para pagar os depositantes. Se a venda não for suficiente para pagar a todos os depositantes, a agência faz o reembolso até o limite estabelecido pela agência, que atualmente é de US$ 250 mil para contas de depósito em dinheiro em uma única instituição financeira”, explica Juliana.
Isso quer dizer que, se uma pessoa tiver várias contas em uma mesma instituição, cada uma delas será segurada até esse limite de 250 mil.
Quer investir EUA de forma simples e segura? Abra agora mesmo sua conta na Avenue.