BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA
No Result
View All Result
BM&C NEWS
No Result
View All Result

Resolução CVM 178 e 179: O que mudará na atividade de assessor de investimento?

BMCNEWSby BMCNEWS
22/04/2023
CVM

Mariana Prado Bernabé – Em 14 de fevereiro de 2023, após submeter a matéria à Audiência Pública SDM nº 05/2021, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) editou e publicou as Resoluções CVM 178 e 179, que passarão a representar o novo marco regulatório da atividade de assessoria de investimentos.

Leia Mais

Do ouro negro à energia limpa: o mundo que quer mudar, mas ainda não decidiu para onde vai

18 de novembro de 2025
petrobras resultado

Petrobras lucra US$ 6 bilhões no 3º tri, mas dívida crescente acende alerta

7 de novembro de 2025

Com mais atribuições, transparência e menos engessamento nas relações societárias, as novas Resoluções trazem um novo contexto para o mundo da assessoria de investimentos.

A partir de 1º de Junho de 2023, quando a nova norma entrará em vigor, os Assessores de Investimento passarão a ser disciplinados pela Resolução CVM 178, em substituição à Resolução CVM 16.

Nesse contexto, as principais mudanças observadas na nova Resolução são, dentre outras:

O fim da exclusividade regulatória

O assessor continuará atuando como preposto de um intermediário integrante do sistema de distribuição de valores mobiliários. No entanto, a nova regra possibilita a atuação sem relação de exclusividade, possibilitando que os assessores de investimento sejam prepostos de um ou mais intermediários – fato que não proíbe que as partes livremente pactuem pela exclusividade da relação.

Além disso, é importante destacar que ao assessor não exclusivo são imputadas obrigações e responsabilidades especiais como, por exemplo, mas não somente, o dever de identificar todos os intermediários aos quais está vinculado, quando na captação de clientes, e especificar ao cliente em nome de qual intermediário está atuando.

Recomendação de investimentos

A recomendação de investimentos passa a figurar expressamente no rol de atividades inerentes ao assessor de investimento, disposto no art. 3º da Resolução 178. Contudo, deverá o assessor assegurar-se de que as recomendações sejam compatíveis com o suitability do cliente e que estejam dentro dos parâmetros e regras do intermediário que está oferecendo o produto.

Flexibilização societária

Com a nova regulamentação, cai a obrigatoriedade dos assessores de investimento pessoa jurídica se constituírem como sociedade simples, permitindo a adoção de qualquer arranjo societário admitido em Lei.

Ademais, a partir da entrada em vigor da nova norma, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá ser sócia de assessores de investimento pessoa jurídica. Neste ponto, será importantíssima a diferenciação do sócio investidor e do sócio atuante, pois o sócio investidor não pode praticar as atividades inerentes à profissão de assessor de investimento.

Novas formas de vinculação

Até então, a pessoa natural somente poderia exercer a atividade de assessor de investimento em uma pessoa jurídica mediante vínculo societário direto. Este cenário se alterou com a nova Resolução, que permitirá ao assessor de investimento atuar como sócio, empregado-celetista ou prestador de serviços.

Todavia, novas regras deverão ser observadas pelos assessores de investimento pessoa natural: ele não poderá atuar simultaneamente como assessor pessoa natural e sócio/empregado/contratado de uma pessoa jurídica (intermediário ou escritório) e não poderá atuar simultaneamente como sócio/empregado/contratado de mais de um escritório.

Na prática, isso quer dizer que o assessor de investimentos que mantiver vínculo com alguma pessoa jurídica, qualquer seja a natureza desse vínculo, não poderá exercer as atividades inerentes à profissão por meio de uma pessoa jurídica diversa daquela que será informada à Ancord.

Exclusão da exigência de objeto social exclusivo

A nova regra permite que os escritórios de investimentos contemplem outras atividades relacionadas aos mercados financeiro, de capitais, securitário e de capitalização, possibilitando a unificação das pessoas jurídicas, mediante adição de outros códigos CNAE ao CNPJ, desde que respeitadas as regras regulatórias, inclusive àquelas relativas as atividades conflitantes.

Criação da figura do diretor responsável

A Resolução 178 passará a exigir do assessor de investimento pessoa jurídica a nomeação de um diretor responsável, que poderá ser qualquer diretor, sócio ou administrador, desde registrado como assessor de investimento, e estará encarregado de atuar, de forma auxiliar e subsidiária ao intermediário, como ponto de contato perante a CVM e entidades autorreguladoras, garantindo o cumprimento das normas e regulamentações.

Inclusão de novas regras de transparência

Como forma de garantir a segurança das flexibilizações adotadas, a nova norma reforça os deveres dos assessores de investimento em atuar com ética e transparência, imputando a eles o dever de divulgar a estrutura remuneratória e potenciais conflitos de interesse aos investidores, instituindo a obrigatoriedade da assinatura de um termo de ciência pelo cliente investidor.

Por sua vez, a Resolução CVM 179, que substituirá a antiga Resolução CVM 35, além de alterar a denominação dos assessores de investimento (abandonando, definitivamente, o termo “agente autônomo de investimentos”), traz regras cujo condão é aumentar a transparência para o investidor quanto às práticas remuneratórias na intermediação de valores mobiliários. São elas:

Dever de divulgação de informações

O intermediário deverá disponibilizar em seu site informações qualitativas e quantitativas sobre todas as formas remuneratórias que envolvem a intermediação de valores mobiliários e potenciais conflitos de interesses, incluindo valores ou percentuais praticados.

Dever de divulgação de um extrato trimestral aos investidores

A cada três meses, passará a ser necessário enviar aos clientes investidores um extrato com informações sobre a remuneração auferida naquele período em razão dos investimentos em valores mobiliários realizados.

Quando as novas Resoluções entram em vigor?

As novas Resoluções entram em vigor a partir de 1º de Junho de 2023, à exceção das obrigações de transparência, trazidas pela Resolução CVM 179, que entrarão em vigor a partir de 2 de Janeiro de 2024.

Até lá, é esperado que a CVM, por meio de Ofício Circular, traga mais clareza a alguns pontos dúbios em ambas as normas, possibilitando uma melhor adequação, tanto por parte dos assessores como por parte dos intermediários, aos novos regramentos. 

*Mariana Prado Bernabé é advogada e sócia no escritório Mantovani & Bernabé Advogados Associados. Membro Efetivo da Comissão de Direito Societário e Mercado de Capitais do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – IBRADEMP.

CVM
Tags: CVMmercado financeiroopinião
336x280

Notícias

Vorcaro segue preso após audiência; defesa prepara habeas corpus

FGC detalha próximos passos para ressarcir clientes do Banco Master

Banco Master é liquidado pelo BC; entenda

BC decreta liquidação do Master; medida encerra negociação com a Fictor

  • All
  • análise
FIDC: A nova fronteira dos investimentos no Brasil
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Nova geografia do crédito: interior paulista ganha força entre os maiores FIDCs

18 de novembro de 2025
Ibovespa fecha em queda com mercado aguardando o Copom
MERCADOS

Ibovespa fecha em queda com pressão dos bancos e cautela global

18 de novembro de 2025
Foto: Banco Master
EMPRESAS E NEGÓCIOS

Vorcaro segue preso após audiência; defesa prepara habeas corpus

18 de novembro de 2025
Créditos: depositphotos.com / BrendaRochaBlossom
EMPRESAS E NEGÓCIOS

XP Inc. tem lucro líquido recorde de R$ 1,33 bilhão no 3º trimestre

18 de novembro de 2025

Leia Mais

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

Banco Central mira transparência nas fintechs e alerta para carga tributária

by Redação BM&C News
8 de setembro de 2025
0

O Banco Central intensificou a vigilância sobre fintechs e operações de intermediação após episódios recentes que expuseram fragilidades fora do...

azul

Azul dispara com resultado operacional robusto em julho

by Rafael Lara
1 de setembro de 2025
0

As ações da Azul (AZUL4) tiveram um dos desempenhos mais expressivos do mercado nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025)....

Analistas veem cautela dos investidores após interpretação de Dino sobre lei estrangeira

“Decisão de Dino no STF aumenta cautela de investidores”, dizem especialistas

by Redação BM&C News
20 de agosto de 2025
0

A recente decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à aplicação de leis estrangeiras no...

Curva dos Treasuries reflete incertezas sobre política monetária americana

O que a evolução dos Treasuries revela sobre juros e inflação nos EUA

by Redação BM&C News
19 de agosto de 2025
0

O comportamento dos Treasuries desde 2022 mostra como as taxas dos títulos do Tesouro americano acompanharam a política monetária do...

Foto: MZ

Transformando dados em estratégia nas divulgações de resultados

by Redação BM&C News
2 de outubro de 2024
0

A narrativa no mercado de capitais é muito mais do que uma simples história; ela é o fio condutor que...

Notas de 100 reais | Fonte: Pexels

30 Anos Plano Real: Como a estabilidade econômica transformou o planejamento financeiro dos brasileiros

by Redação BM&C News
1 de outubro de 2024
0

Em 2024 celebramos os 30 anos do Plano Real, um divisor de águas na história econômica do Brasil. Antes da...

desemprego no Brasil

Como é que a taxa de emprego aumenta e o seguro-desemprego cresce?

by Aluizio Falcão Filho
30 de setembro de 2024
0

Certos dados macroeconômicos são difíceis de entender no Brasil. Um exemplo é a recente alta de juros em um cenário...

Expectativas para Selic: com Galípolo, decisão será técnica ou política?

Gabriel Galípolo e o Futuro do BC: Oportunidade ou Risco para a Economia?

by BMCNEWS
14 de agosto de 2024
0

Gabriel Galípolo é o próximo presidente do Banco Central? Essa é a pergunta que tem agitado o mercado financeiro brasileiro...

RRRP3

RRRP3: “Esse ano a companhia vai crescer forte”, diz economista

by Fernanda Capelli
27 de abril de 2023
0

Alex André, economista da SaraInvest, avalia perspectivas da 3R Petroleum (RRRP3) após divulgação de resultados do 1T23

Mills

Elevando a novos patamares: Conheça a nova Mills (MILS3)

by Alex André
21 de outubro de 2022
0

A Mills é pioneira e líder no segmento de locação de plataformas elevatórias e de alta complexidade no Brasil

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • EMPRESAS E NEGÓCIOS
  • Análises
  • ECONOMIA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.