
Os índices futuros dos Estados Unidos caem nesta quinta-feira (20), com os investidores reagindo aos balanços corporativos. Além disso, o mercado deve ficar atento aos discursos de membros do Federal Reserve e aos indicadores econômicos, como pedidos de seguro-desemprego e vendas de moradias usadas.
Na Europa, o Banco Central Europeu (BCE) divulgou a ata da última reunião de política monetária, que elevou a taxa de juros em 0,50 ponto percentual. O documento reforçou que a inflação permanece muito elevada e que precisará de mais tempo para avaliar os efeitos.
“A política monetária ainda tinha um longo caminho a percorrer para reduzir a inflação (…) Observou-se que, diante do risco de persistência da dinâmica inflacionária, a política monetária do BCE também deveria ser persistente”, mostrou a ata.
No Brasil, na véspera do feriado de Tiradentes, a agenda está esvaziada. Com isso, os investidores acompanham os movimentos no cenário político, em Brasília. Após a demissão de Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a instalação da CPMI que investigará os atos de 8 de janeiro na próxima semana ganha força.
Ásia e Europa
Os mercados acionários da Ásia fecharam mistos nesta quinta, após o Banco do Povo da China (PBoC) manter os principais juros, como esperado, enquanto Tóquio subiu, embora com fôlego igualmente limitado.
Os mercados de ações europeus registram queda nesta manhã, com os investidores continuando a digerir mais lucros corporativos, enquanto reagem à ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Agenda econômica
- EUA: Balanços de American Express e AT&T, antes da abertura do mercado
- Brasil: Balanços de Usiminas, antes da abertura do mercado
- Malta: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento institucional do BC de Malta (8h)
- Zona do euro: BCE divulga ata da última decisão monetária (8h30)
- Secretários do Tesouro, Rogério Ceron, e de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, darão entrevista coletiva para divulgar os pacotes de “Medidas Estruturais de Crédito” e “Garantia para Parcerias Público-Privadas de Entes Subnacionais” (9h)
- França: Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento com estudantes do Institut Polytechnique de Paris (9h)
- EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 15/04 (9h30)
- Reino Unido: Dirigente do BCE Ignazio Visco palestra no Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras (OMFIF) (10h15)
- Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor preliminar de abril (11h)
- EUA/NAR: vendas de moradias usadas em abril (11h)
- Reino Unido: Dirigente do BoE Silvana Tenreyro participa de evento sobre “O retorno da inflação: por que e o que fazer a respeito” (12h30)
- EUA: Diretor do Fed Christopher Waller participa de eventos sobre criptomoedas da Universidade da Flórida Sarasota-Manatee (13h)
- EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, discursa em evento (13h)
- Reunião do CMN, com divulgação de votos às 18h (15h)
- EUA: Diretora do Fed Michelle Bowman e presidente do Fed de Dallas, Lorie Logan, participam de evento institucional (16h)
- EUA: Dirigente do BCE Isabel Schnabel participa de evento virtual da Escola de Negócios de Stanford (17h15)
- EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa na Universidade Estadual do Leste da Flórida (18h)
- Japão/S&P Global/Jibun Bank: PMI composto de abril (20h30)
- EUA: Presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, discursa em evento (20h45)