
A Toyota anunciou nesta quarta-feira que vai investir R$ 1,7 bilhão na produção no Brasil de um carro compacto com tecnologia híbrida flex, que combina um motor bicombustível, que funciona tanto a gasolina quanto a etanol, com outro elétrico, cuja bateria é autocarregada, sem precisar de tomada.
As estimativas é que o investimento vai gerar 700 empregos diretos nas fábricas da Toyota em Porto Feliz, onde são produzidos motores, e Sorocaba, onde o novo modelo será montado.
O projeto tem apoio do Governo de São Paulo que vai viabilizar a execução de dois projetos da montadora japonesa em sua unidade de Sorocaba: a produção de novo veículo compacto híbrido flex e atualização de outro modelo híbrido flex, com aporte de R$ 61,8 milhões. Trata-se do maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022.
“É um dia feliz, alegre e de anunciar investimentos. Num momento em que às vezes a gente vive um cenário de descrença na política, existe uma ferramenta poderosa para trazer a confiança de volta, que é o cumprimento de compromissos. Temos um compromisso com o crescimento de São Paulo, o desenvolvimento, a recuperação da competividade, a aceleração de atividades e a geração de empregos. E sobre toda a questão econômica, a gente está pensando, ao fim e ao cabo, nos empregos e nas pessoas. É por isso que nosso governo é 3D: desenvolvimento, dignidade e diálogo, isso é fundamental”, afirmou Tarcísio sobre o anúncio da montadora de carros. “Quando a gente celebra mais um investimento, percebe que está indo na direção certa”, acrescentou o governador.
“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.