
Os índices futuros dos Estados Unidos operam próximos da estabilidade nesta segunda-feira (17), uma vez que os investidores continuam especulando sobre o ciclo de alta dos juros por parte do Federal Reserve. A agenda desta semana conta com a divulgação do Livro Bege, na quarta-feira (19), além de mais falas de membros do BC norte-americano.
Outro ponto de atenção do mercado é a continuação da temporada de resultados corporativos, sobretudo dos grandes bancos dos EUA, com a publicação dos números de Bank of America e Morgan Stanley.
A agenda desta segunda também terá uma sequência de dados econômicos da China, que deve repercutir nos mercados na terça-feira. O principal destaque será o Produto Interno Bruto (PIB), mas ainda serão divulgadas as vendas do varejo, produção industrial e taxa de desemprego.
No Brasil, a semana de negociações será mais curta devido ao feriado de Tiradentes, na sexta-feira (21). Porém, a lista de indicadores econômicos será considerável, com a divulgação da produção industrial e IBC-Br, além dos tradicionais dados semanais. A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) também ocorrerá nos próximos dias, mas é provável que não se discuta a meta de inflação nesse encontro.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que registrou queda de 0,58% em abril. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,05%. Com esse resultado, o índice acumula variação de -0,46% no ano e de -1,90% em 12 meses. Em abril de 2022, o índice subira 2,48% no mês e acumulava elevação de 15,65% em 12 meses.
Mas é no cenário político que vem a maior atenção dos investidores hoje, com a entrega do texto do novo arcabouço fiscal ao Congresso Nacional. Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, afirmou que deve realizar uma tramitação rápida da proposta, com o projeto chegando ao plenário em duas ou três semanas para votação.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda favorecidas por um sentimento de otimismo quanto à recuperação pós-Covid da China. No fim da noite de hoje, serão publicados dados chineses do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao primeiro trimestre de 2023, assim como do desempenho industrial e do varejo em março.
Os mercados de ações europeus operam em leve alta nesta manhã, com os investidores aguardando uma grande semana de resultados corporativos em Wall Street, que lançará mais luz sobre o estado da economia dos EUA.
Agenda econômica
- FGV: IGP-10 de abril (8h)
- FGV: IPC-S da 2ª quadrissemana de abril (8h)
- Boletim Focus (8h25)
- BC: IBC-BR deve cair 0,30% em janeiro (9h)
- EUA/Fed NY: índice de atividade industrial Empire State de abril (9h30)
- Reino Unido: Integrante do conselho do BoE John Cunliffe discursa no Innovate Finance Global Summit (10h)
- EUA/NAHB: Índice de Confiança das Construtoras de abril (11h)
- EUA: Presidente do BCE, Christine Lagarde, discursa em evento sobre economia internacional (12h)
- EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, discursa em evento da Associação Richmond para Economia de Negócios (13h)
- China/NBS: PIB do 1TRI (23h)
- China/NBS: produção industrial de março (23h)