
Após os dados de inflação ao consumidor abaixo do esperado, será a vez do IPP nos Estados Unidos, com expectativa de alta de 0,1% em março na comparação mensal e 3,0% na base anual. Ainda assim, os índices futuros em Wall Street operam próximos da estabilidade nesta quinta-feira (13), com o mercado ainda projetando uma elevação de 25 pontos-base na próxima reunião de política monetária.
Na China, a balança comercial apresentou superávit de US$ 88,19 bilhões em março, mais que o dobro do esperado para o período (US$ 39,2 bilhões). As exportações cresceram 14,8%, ante uma expectativa de queda de 7,0%, enquanto as importações apresentaram declínio de 1,4%, também superando a estimativa de retração de 5,0%. Com esse resultado, as commodities são impulsionadas.
No Brasil, a agenda de indicadores está esvaziada, e as atenções se voltam para a comitiva do presidente Lula na China. O chefe do Executivo falou na cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), além de ter visitado a fábrica da gigante de tecnologia chinesa Huawei, em Xangai.
Lula criticou a hegemonia do dólar norte-americano como referência e defendeu a ampliação do comércio nas próprias moedas pelos integrantes da instituição — e até mesmo uma moeda do grupo Brics.
“Quem é que decidiu que era o dólar? Nós precisamos ter uma moeda que transforme os países numa situação um pouco mais tranquila, porque hoje um país precisa correr atrás de dólar para exportar”, afirmou.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta quinta, após o Federal Reserve (Fed) fazer um alerta de recessão que pesou em Wall Street e a divulgação de novos dados da balança comercial chinesa.
Os mercados de ações europeus operam mistos nesta manhã, com os investidores digerindo os principais dados de inflação dos EUA e da Alemanha. Além disso, os investidores reagem aos indicadores no Reino Unido.
Agenda econômica
- Áustria: Opep divulga relatório mensal de petróleo
- Peru: BC divulga decisão monetária
- China: Lula e Haddad têm audiência com o CEO da montadora BYD, Wang Chuanfu (5h)
- Zona do euro/Eurostat: produção industrial de fevereiro (6h)
- China: Lula e Haddad têm audiência com o presidente do Conselho da China Communications Construction Company (CCCC), Wang Tongzhou (6h30)
- França/OCDE: taxa de desemprego em fevereiro (7h)
- China: Lula e Haddad têm audiência com o secretário-geral do Partido Comunista em Xangai, Chen Jining, e participam de jantar (7h30)
- EUA: Roberto Campos Neto participa da reunião com presidentes de Bancos Centrais do G20, em Washington, compromisso fechado à imprensa (8h30)
- EUA/Deptº do Trabalho: PPI de março (9h30)
- EUA/Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 08/04 (9h30)
- Reino Unido: Economista-chefe do BoE, Huw Pill participa de evento virtual sobre “Desenvolvimentos na economia e política monetária do Reino Unido” (10h)
- China: Comitiva do presidente Lula parte para Pequim (10h)