
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (4), incluindo as bolsas globais, com os mercados absorvendo o impacto do corte na produção de mais de 1 milhão de barris por dia de petróleo, feito pela Opep+. O fato levantou temores de que a inflação volte a avançar e de uma potencial recessão.
Na agenda econômica, os investidores aguardam pelo relatório de emprego Jolts, com projeção de 10,4 milhões de vagas de trabalho em aberto no mês de fevereiro. Além disso, a expectativa está para o payroll, na próxima sexta-feira (7).
No Brasil, a agenda está esvaziada, e as atenções estão voltadas para participação do ministro da Fazenda, e Fernando Haddad, em evento do Brazil Investments Forum às 17h. O secretário especial para reforma tributária, Bernard Appy, participaria de um evento nesta manhã no Bradesco, mas precisou comparecer em compromissos no ministério da Fazenda.
No cenário corporativo, a Natura (NTCO3) assinou um acordo vinculante com a L’ Oréal para a venda da Aesop pelo montante de US$ 2,525 bilhões. A companhia afirmou que a venda vai ajudar no processo de redução do endividamento.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta terça, enquanto investidores seguiram avaliando os efeitos de um inesperado corte na oferta de petróleo de grandes produtores e após decisão do banco central australiano de pausar uma campanha recorde de aumentos de juros.
Os mercados europeus operam em alta nesta manhã, já que os investidores continuam avaliando o impacto de um corte surpresa na produção pela aliança Opep+. Os preços do petróleo se estabilizaram no início do pregão asiático, depois que os mercados foram sacudidos no dia anterior, com o foco dos investidores mudando para as tendências de demanda e o impacto dos preços mais altos na economia global.
Entre os indicadores, o Índice de Preços ao Produtos (IPP) da zona do euro teve uma queda de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados da agência oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat. O resultado ficou abaixo da expectativa pelo mercado, que projetava queda de 0,3% para o período. Com isso, a taxa anual do índice desacelerou de 15,1% em janeiro, conforme dados revisados, para 13,2% em fevereiro (ante projeção de 13,3%).
Agenda econômica
- Chile: BC divulga decisão de política monetária
- Fipe: IPC de março (5h)
- Zona do euro: Inflação ao produtor (PPI) de fevereiro (6h)
- Secretário Extraordinário para a Reforma Tributária, Bernard Appy, participa de evento “Brazil Investment Forum”, do Bradesco BBI (10h)
- Fenabrave: Emplacamentos de veículos em março (10h30)
- EUA: Relatório sobre empregos Jolts de fevereiro (11h)
- EUA: Encomendas à indústria em fevereiro (11h)
- Tesouro faz leilão de LFT e de NTN-B (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- Diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso, participa do Brazil Investment Forum (14h)
- EUA: Presidente do Fed de Boston, Susan Collins, e diretora do Fed, Lisa Cook, falam em evento (14h30)
- Lula participa de cerimônia de apresentação dos oficiais generais (16h)
- Haddad participa do Brazil Investment Forum (17h)
- EUA: Estoques de petróleo do API (17h30)
- EUA: Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, participa de evento (19h45)