Os índices futuros dos Estados Unidos operam entre perdas e ganhos na manhã desta sexta-feira (31), dia de divulgação do Índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE), o indicador de inflação favorito do Federal Reserve. As projeções do mercado são que o núcleo do PCE, que exclui componentes mais voláteis como energia e alimentos, venha com alta de 0,4% em fevereiro na comparação mensal, levando para 4,7% na base anual.
No Brasil, o Ibovespa encerrou o pregão de ontem com alta de 1,89%, a quinta valorização consecutiva do índice. A apresentação da nova regra fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elevou os ânimos do mercado, mesmo que tenha levantado muitas perguntas.
Na agenda de indicadores locais, os investidores contam com a taxa de desemprego de fevereiro da Pnad Contínua. O mercado está com estimativa de atingir 8,8%, o que representaria um aumento em relação aos 8,4% do mês anterior.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta sexta após Wall Street acumular ganhos pelo segundo pregão seguido e dados de atividade — conhecidos como PMIs – indicarem que a China segue em recuperação. Os últimos PMIs oficiais da China agradaram. O industrial caiu para 51,9 em março, mas ficou acima das expectativas, com a manufatura se expandindo pelo terceiro mês seguido, enquanto o de serviços avançou para 56,9 neste mês.
Na Europa, por sua vez, os mercados operam em alta nesta manhã, com os aumentos dos preços ao consumidor na zona do euro esfriando, e investidores à espera de um importante dado da inflação nos Estados Unidos.
Agenda econômica
- Haddad tem uma série de encontros fechados em SP com representantes do mercado e do setor produtivo
- Nova diretoria da Petrobras tem primeira reunião
- Balanço da Marisa após o fechamento
- Zona do euro: Leitura preliminar de março do CPI (6h)
- BC divulga resultado do setor público consolidado de fevereiro (8h30)
- IBGE: Pnad Contínua do trimestre até fevereiro (9h)
- Campos Neto (BC) profere palestra no evento “Mulheres e homens construindo um setor público com mais equidade”, na sede do TCU (9h)
- EUA: Índice de preços de gastos com consumo (PCE) de fevereiro (9h30)
- EUA: PMI/ISM de Chicago de março (10h45)
- EUA: Sentimento do consumidor medido pela Universidade de Michigan em março (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de evento na Itália (12h)
- EUA: Dados da Baker Hughes sobre poços e plataformas de petróleo em operação (14h)
- EUA: Presidente do Fed de NY, John Williams, participa de evento (15h)
- EUA Diretora do Fed Lisa Cook discursa (18h45)
- EUA: Diretor do Fed Christopher Waller fala em evento (23h)