Conseguir operar com consistência e bons resultados é o sonho de muitos investidores, mas para isso é importante ter boas estratégias, que são pensadas e definidas com uma certa antecedência.
Mas você sabe como montar uma estratégia adequada para conseguir ter lucros consistentes?
Durante o programa Abertura de Mercado, da ActivTrades, o especialista Marco R. Simonetto listou diversas dicas para que os traders consigam montar boas estratégias. Confira:
Em primeiro lugar, não existe uma estratégia “universal”
Antes de tudo, Simonetto destaca que não existe uma única estratégia que funcione para todos os investidores.
“Tem pessoas que gostam de operar mais as tendências, outras preferem ir contra as tendências, outros que utilizam cruzamento de médias, etc, etc. Isso varia de trader para trader, cada um tem a sua própria estratégia”, afirma.
Ele lembra que o mercado só existe porque tem alguém comprando e outra pessoa vendendo – ou seja, só aí já há duas estratégias diferentes. “Não caia nessa bobagem de acreditar que existe uma estratégia que funciona para todos ao mesmo tempo”, aconselha.
Cuidado com estratégias muito complicadas
O especialista afirma que muitas vezes as estratégias são repletas de detalhes que fazem com que ela deixe de ser simples. “Se a estratégia é muito complicada, você pode ‘congelar’ e ter dificuldades para operar, perdendo oportunidades”, diz Simonetto.
Portanto, o ideal é que sua estratégia seja de fácil assimilação e permita que você opere com tranquilidade diante dos mais variados cenários.
Mas atenção: não é porque sua estratégia é muito simples que isso garantirá bons resultados. O segredo está em entender aquilo que está sendo feito e não “inventar” muito.
Faça um backtest
O backtest nada mais é do que uma simulação que permita que o investidor teste aquela estratégia antes de utilizá-la efetivamente.
“Fazer um backtest é fundamental para você entender se a estratégia funciona para você. A maioria das pessoas não faz esse tipo de teste e por isso não sente confiança. Quando você faz um backtest, sua confiança aumenta muito”, afirma Simonetto.
Analise os números da estratégia
Depois de fazer o backtest, é hora de analisar se os números da estratégia realmente estão favoráveis. “Não adianta tentar ‘memorizar’ os números de acertos e erros na cabeça. O que vale é o que está no papel e foi realmente feito”, afirma Simonetto.
Por isso, ele aconselha que o investidor monte um relatório com todas as informações relevantes das operações para que consiga fazer comparações e analisar friamente se aquilo que está sendo feito realmente gera ou não bons resultados.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades