Os investidores brasileiros terão uma manhã agitada nesta quinta-feira (30), uma vez que a agenda conta com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), produção industrial e IGP-M no radar. Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falará com a imprensa às 11h para comentar o RTI.
O grande destaque será a apresentação do novo arcabouço fiscal pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A partir das 10h30, ele mostrará o texto em coletiva. Até o momento, sabe-se que o texto prevê como meta zerar o déficit das contas públicas no ano que vem e tem o objetivo de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e 1% do PIB para 2026.
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam em alta nesta quinta, com o mercado atento aos dados do PIB referentes ao quarto trimestre de 2022, além dos dados de seguro-desemprego. A expectativa é que atinja crescimento 2,7% no período.
Na Europa, os dados de confiança do consumidor da Zona do Euro estão no radar, enquanto aguardam dados de inflação ao consumidor da Alemanha no mês de março. O mercado prevê alta mensal de 0,7% e de 7,3% na base anual.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (30) seguindo o desempenho positivo de Wall Street ontem, à medida que preocupações com recentes transtornos no setor bancário diminuíram. Na China continental, os mercados também ficaram no azul à espera de novos dados de atividade medida pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI)
Os mercados de ações europeus estavam em alta na manhã de quinta-feira, continuando o impulso positivo das três sessões anteriores, à medida que as preocupações com o setor bancário diminuíam. As ações do setor de tecnologia sobem com o retorno dos ativos de risco, enquanto os papéis do setor bancário também registram alta, à medida que o setor procura superar o recente período de volatilidade.
Agenda econômica
- Zona do euro: Índice de sentimento econômico de março (6h)
- Zona do euro: Índice de confiança do consumidor de março (6h)
- BC divulga Relatório Trimestral de Inflação (8h)
- FGV: IGP-M de março (8h)
- Haddad apresenta novo arcabouço fiscal a Pacheco e líderes partidários no Senado (9h)
- IBGE: Produção industrial de janeiro (9h)
- Alemanha: Leitura preliminar de março da inflação ao consumidor (9h)EUA: Pedidos de auxílio-desemprego (9h30)
- EUA: Leitura final do PIB/4Tri (9h30)
- Haddad dá coletiva sobre arcabouço fiscal (10h30)
- Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de coletiva do RTI (11h)
- Tesouro faz leilão de NTN-F e de LTN (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- Tesouro: Contas do Governo Central de fevereiro (14h30)
- CMN terá reunião mensal (15h)
- Lula recebe presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (15h)
- Colômbia: BC divulga decisão de política monetária (15h)
- México: BC divulga decisão de política monetária (16h)
- Lula tem reunião com a ministra Simone Tebet (16h30)
- EUA: Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, participa de painel (16h45)
- China: PMI oficial composto de março (22h30)