
Os mercados globais operam positivos nesta quarta-feira (29), com o noticiário sobre o setor bancário arrefecendo e aliviado os temores. Com isso, o foco volta a se dirigir para o ritmo de aperto monetário do Federal Reserve, enquanto aguardam importantes indicadores, como o PIB do quarto trimestre, na quinta-feira (30), e o PCE – na sexta-feira (31).
Segundo dados do CME Group, os investidores estão apostando em uma manutenção da taxa de juros, com cerca de 60% de chance, contra 40% por mais uma elevação de 0,25 ponto percentual. Na semana passada, as probabilidades estavam divididas.
No Brasil, a expectativa aumenta sobre a divulgação do novo arcabouço fiscal, que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que deve ser anunciado ao público já nesta semana. A declaração de Haddad na tarde de ontem impulsionou o Ibovespa e se descolou das bolsas no exterior. Hoje, o ministro terá uma reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Na agenda econômica local, saem os dados de emprego do novo Caged, o Índice de Preços ao Produtor e o Relatório Trimestral da Dívida, todos referentes ao mês de fevereiro.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quarta, com a de Hong Kong impulsionada por ações do Alibaba e a de Xangai pressionada por dúvidas sobre a recuperação da China. A gigante do comércio eletrônico chinês anunciou que vai desmembrar suas operações em seis grupos distintos.
Os mercados europeus registram alta nesta manhã, com as dúvidas dos investidores sobre a saúde do setor bancário diminuindo. Os setores de varejo e automóveis são os únicos setores no vermelho, tendo saltado de ambos os lados da linha plana ao longo da manhã.
Agenda econômica
- Haddad tem reunião com Rui Costa sobre arcabouço fiscal
- Equatorial Energia solta balanço após o fechamento
- BC divulga nota de crédito de fevereiro (8h30)
- Haddad tem reunião com seu secretariado (9h)
- EUA: Vendas pendentes de imóveis em fevereiro (11h)
- EUA: Vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, testemunha sobre falências do SVB e Signature Bank no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara americana (11h)
- EUA: Estoques de petróleo do DoE (11h30)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- Caged de fevereiro (14h)
- Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, concede coletiva sobre dados do Caged (14h30)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
- Tesouro divulga Relatório Mensal da Dívida de fevereiro (14h30)
- Tesouro comenta em coletiva o Relatório Mensal da Dívida de fevereiro (15h)