
No Brasil, a subida de juros afetou vários setores, principalmente o setor de varejo. Dado que várias varejistas entraram com pedido de recuperação judicial por conta de dívidas muito altas. A maioria dessas empresas que entram com o pedido, detém dívidas com credores que são bancos. A economista e diretora de RI da ESH Capital, Ariane Benedito, avaliou o cenário do setor bancário.
“Os bancos já estão mudando o posicionamento em relação a liberação do crédito, a gestão de balanços neste momento, segurando mais”, iniciou a economista, que destacou que este movimento já era esperado.
Desse modo, Ariane acredita que algum setor vai responder de forma mais expressiva a esse aperto monetário. “Estamos vendo uma mudança estrutural pós pandemia do lado da demanda somado às dificuldades de oferta”, disse.
No entanto, na visão da especialista, essa mudança estrutural mostra que a magnitude de juros impostas e trabalhadas em anos anteriores demora para causar essa desaceleração. Em relação aos setores que mais sofrem com as variáveis macroeconômica, Ariane destacou o setor de varejo, tecnologia e construção civil.
Em relação a oportunidades de investimentos nesse cenário, “é nesse momento que abre oportunidades para o investidor aproveitar para aumentar seu market share e ramificar as possibilidades de negócio”, recomendou a economista. Por fim, Ariane destacou que em tempo de bonança isso não acontece.
Confira a análise na íntegra: