
Os índices futuros dos Estados Unidos operam negativos nesta sexta-feira (24), com o mercado de olho nos dados de atividade do S&P Global. Além disso, os investidores reagem às falas da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.
Yellen disse aos legisladores norte-americanos que os reguladores estariam preparados para novas medidas para proteger o sistema bancário, se necessário, um dia após seus comentários negando um seguro abrangente aos depósitos do país abalar os mercados.
No Brasil, a agenda reserva o resultado do IPCA-15, que deve variar 0,65% em março e atingir 5,30% nos últimos 12 meses. Os investidores seguem atentos à reação da decisão do Banco Central em manter a Selic em 13,75% e ao conflito no Legislativo.
O presidente Lula voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o atual patamar dos juros no Brasil. Ele reiterou que não existe explicação para a taxa de juros no Brasil. O chefe do Executivo disse, ainda, que quem tem que cuidar de Campos Neto é o Senado.
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, estão em confronto pelo rito das Medidas Provisórias, o que poderá acabar prejudicando a agenda econômica do governo. Na quinta, Pacheco decidiu pela instalação imediata de comissões mistas de senadores e deputados para analisar as MPs.
Ásia e Europa
As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (24), enquanto investidores avaliam os efeitos de recentes aumentos de juros nos EUA e na Europa e seguem atentos a possíveis novos sinais de estresse no setor bancário.
O mercado acionário europeu registra queda nesta sexta-feira (24), com os investidores fazendo um balanço de uma semana de aumentos de juros dos bancos centrais e as últimas notícias do setor bancário. As ações do Deutsche Bank (BDR: DBAG34) despencam cerca de 13%, estendendo uma queda de 3,2% na véspera, depois que seus swaps de inadimplência, uma forma de seguro para detentores de títulos, subiram.
Agenda econômica
- Cemig solta balanço após o fechamento
- Reino Unido: Vendas no varejo em fevereiro (4h)
- Espanha: PIB/4Tri (5h)
- Alemanha: Prévia do PMI/S&P Global composto de março (5h30)
- Zona do euro: Prévia do PMI/S&P Global composto de março (6h)
- Reino Unido: Prévia do PMI/S&P Global composto de março (6h30)
- IBGE: IPCA-15 de março (9h)
- Haddad participa da solenidade de assinatura de acordo salarial entre servidores e governo (9h30)
- EUA: Encomendas de bens duráveis em fevereiro (9h30)
- Lula, ministros e líderes do governo no Congresso têm reunião (10h30)
- EUA: Presidente do Fed em St. Louis, James Bullard, discursa em evento (10h30)
- EUA: Prévia de março do PMI/S&P Global composto (10h45)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- EUA: Baker Hughes informa poços e plataformas de petróleo em operação (14h)