
O presidente da China, Xi Jinping, desembarcou nesta segunda-feira (20) em Moscou para uma visita de três dias, onde se encontrará com seu homólogo russo, Vladimir Putin. É a primeira vez que o líder da China visita seu vizinho e aliado próximo desde que a Rússia lançou sua invasão em larga escala na Ucrânia.
Segundo Kremlin, o principal assunto de discussão entre os dois chefes de Estado será a paz na Ucrânia.”De uma forma ou de outra, os tópicos abordados no plano [de paz de Pequim], é claro, serão inevitavelmente abordados durante a troca de opiniões sobre a Ucrânia [entre Putin e Xi]”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Na terça-feira (21), os dois líderes falarão sobre a “parceria estratégica” entre os países, conforme afirmou o governo russo. A expectativa é que Putin dê entrevista à imprensa estatal da Rússia ainda nesta segunda.
Em comunicado, Xi Jinping reiterou sua disposição de trabalhar ao lado do presidente Putin para “salvaguardar a ordem internacional”.
“China e Rússia são grandes potências no mundo e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, desempenhando um papel importante nos assuntos internacionais. Diante de um mundo turbulento e em mudança, a China está disposta a continuar trabalhando com a Rússia para salvaguardar firmemente a ordem internacional”, mostrou o comunicado.