
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda nesta quinta-feira (9), com os investidores atentos aos próximos dados de emprego e de inflação norte-americanos, uma vez que serão cruciais para a decisão do Federal Reserve na próxima reunião de política monetária. Com a agenda de hoje fraca, a espera fica por conta dos números de seguro-desemprego.
O payroll, indicador de emprego mais importante dos Estados Unidos, será divulgado nesta sexta-feira (10). A estimativa do mercado é para a criação de 205 mil vagas de emprego. Os dados do mês passado vieram muito acima do esperado e assustaram o mercado, ao apresentar a criação de 517 mil novos empregos.
No Brasil,o foco ficará com o novo arcabouço fiscal e para a reunião entre a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a proposta. Segundo Tebet, o texto está finalizado, mas é preciso fazer uma outra análise sob a ótica do ministério que cuida do Orçamento e do fiscal. A ministra reforçou que a proposta sairá neste mês.
A temporada de balanços, por sua vez, continua forte no Brasil. Ontem, diversos resultados foram divulgados e devem reverberar no mercado hoje. Após o fechamento, Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), JHSF (JHSF3) devem divulgar seus números.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta, após dados da inflação na China mais fracos do que o esperado e enquanto investidores ponderam as chances de mais altas de juros agressivas nos Estados Unidos. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) chinês desacelerou para 1% em fevereiro, ante 2,1% em janeiro. O resultado do mês passado foi o mais baixo em um ano e ficou bem abaixo da projeção do mercado, de 1,7%.
Os mercados europeus caíram nesta manhã, com os investidores digerindo mais comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. A autoridade monetária reiterou sua mensagem de alerta aos legisladores de que o BC pode aumentar as taxas de juros mais do que o previsto anteriormente. No entanto, ele disse que ainda não foi decidida e dependerá de dados — leia-se o Payroll e a inflação ao consumidor americano para tomar a decisão.
Agenda econômica
- Balanços: Arezzo, CBA, JHSF, Magazine Luiza, Tenda e Via, após o fechamento
- EUA: Biden anuncia orçamento para 2024
- Peru divulga decisão de política monetária
- Primeira prévia de março do IPC-Fipe (5h)
- FGV: Primeira prévia de março do IGP-M (8h)
- Lula reúne-se com ministros e líderes do governo no Parlamento, incluindo Alckmin, Haddad, Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social) (9h)
- EUA: Pedidos de auxílio-desemprego (10h30)
- Tesouro realiza leilão de NTN-F para 1º/1/2029 e 1º/1/2033 e LTN para 1º/10/2023, 1º/4/2025 e 1º/7/2026 (11h)
- BC oferta até 16 mil contratos de swap (US$ 800 milhões) em rolagem (11h30)
- EUA: Vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, discursa sobre criptomoedas em evento no Instituto Peterson (12h)
- Haddad se reúne com Simone Tebet para discutir arcabouço fiscal (12h30)