
Nesta quarta-feira (8), o Federal Reserve (FED) divulgou o Livro Bege, revelando que a atividade econômica geral aumentou ligeiramente no início de 2023. O Livro Bege é um tipo de sumário referente às condições econômicas dos EUA e serve de base para as decisões de política monetária do BC dos Estados Unidos.
Nesse sentido, o livro aponta que, no geral, as interrupções na cadeia de suprimentos continuaram diminuindo. “Os gastos do consumidor geralmente se mantiveram estáveis, embora alguns distritos tenham relatado um crescimento moderado a forte nas vendas no varejo durante o que normalmente é um período lento”.
“Vários distritos indicaram que a inflação alta e as taxas de juros mais altas continuaram a reduzir a renda discricionária e o poder de compra dos consumidores, e algumas preocupações foram expressas sobre o aumento da dívida do cartão de crédito. A atividade de viagens e turismo manteve-se bastante forte na maioria dos distritos.”
O livro ainda destacou que as condições do mercado de trabalho permaneceram sólidas. Nesse sentido, o emprego seguiu aumentando de forma moderada na maioria dos distritos, apesar do congelamento de contratações por parte de algumas empresas e de relatos dispersos de demissões, destacou.
“A disponibilidade de mão de obra melhorou ligeiramente, embora encontrar trabalhadores com as habilidades ou experiência desejadas continuasse sendo um desafio”.
“Embora os mercados de trabalho geralmente permaneçam rígidos, alguns distritos observaram que as empresas estão se tornando menos flexíveis com os funcionários e começando a reduzir as opções de trabalho remoto. Os salários geralmente aumentaram a um ritmo moderado, embora alguns distritos tenham notado que as pressões salariais diminuíram um pouco. Espera-se que os aumentos salariais sejam ainda mais moderados no próximo ano”.