
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (7), com o mercado aguardando com grande expectativa o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Ele apresentará o relatório de política monetária para o Comitê Bancário do Senado norte-americano e é esperado que Powell dê mais sinais de como o BC dos EUA conduzirá os próximos passos.
Na madrugada de hoje, números da balança comercial chinesa mostraram dados ambíguos, com as exportações melhores do que o esperado, porém com as importações pior do que as expectativas. O resultado influenciará o mercado de commodities, sobretudo o minério de ferro.
No Brasil, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 0,04% em fevereiro, conforme mostrou a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de 0,06%. O dado veio levemente acima da expectativa de -0,01% no período. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,09% no ano e de 1,53% em 12 meses. Em fevereiro de 2022, o índice havia subido 1,50% e acumulava elevação de 15,35% em 12 meses.
Os investidores continuarão a acompanhar de perto a potencial apresentação do novo arcabouço fiscal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que vai mostrar o projeto para a avaliação da área econômica antes de apresentar para o presidente Lula. O novo plano visa substituir o atual teto de gastos.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (7), enquanto os mercados europeus sobem ligeiramente, em meio a tensões geopolíticas entre Estados Unidos e China e à espera de falas do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell.
O ministro de Relações Exteriores chinês, Qin Gang, criticou fortemente os EUA pela deterioração das relações bilaterais e apoio de Washington a Taiwan, em sua primeira coletiva de imprensa desde que assumiu o cargo.
Agenda econômica
- Agricultura terá nova reunião hoje à noite com China para reverter embargo à exportação de carne bovina
- Balanços: Grupo Soma e Raia Drogasil após o fechamento
- Alemanha: Encomendas à indústria em janeiro (4h)
- África do Sul: PIB do 4Tri (6h30)
- FGV divulga o IGP-DI de fevereiro (8h)
- França: CPI de janeiro (8h)
- EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell, apresenta relatório de política monetária ao Comitê Bancário do Senado (12h)
- EUA: Estoques no atacado em janeiro (12h)
- EUA: Crédito ao consumidor em janeiro (17h)
- EUA: Estoques de petróleo do API (18h30)