Se você está tentando melhorar sua forma de operar no mercado financeiro, mas percebe que muitas vezes acaba “patinando” nos trades e tendo prejuízos que poderiam ser evitados, talvez seja hora mudar algumas atitudes.
Durante o programa Abertura de Mercado, da ActivTrades, o especialista Marco R. Simonetto listou diversas dicas para que os traders parem de “apanhar” durante as operações e comecem a ter lucro. Veja abaixo algumas delas:
Reduza a alavancagem
Se você está amargando prejuízos nas suas operações pode ser que o problema esteja no nível de alavancagem.
Este tipo de artifício oferece uma possibilidade de ganhos elevados, mas as perdas também são proporcionalmente altas e podem levar o investidor à ruína se não houver um bom gerenciamento de riscos.
“É preciso olhar os dois lados da moeda com a alavancagem”, afirma Simonetto. Ele afirma que muitos dos seus mentorados operam com alavancagem superior ao ideal. “Depois que fazemos um estudo e diminuímos o nível de alavancagem eles passam a ter resultados muito melhores”, afirma.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades
Avalie o sentimento do mercado
Avaliar o “humor do mercado” também é uma dica importante. “Às vezes o mercado está mais ‘pró-risco’, outras vezes menos, ou pode estar mais indeciso. Isso faz toda a diferença na hora de operar”.
Para entender como está este “sentimento” do mercado, algumas pessoas usam indicadores como o ATR (Average True Range), que sinaliza mudanças no nível de volatilidade do ativo. “Você pode fazer algumas comparações para tentar identificar se o humor do mercado está para um lado ou para outro”, afirma o especialista.
Entenda os dados econômicos
Dados como PIB (Produto Interno Bruto), índices de inflação, informações sobre a atividade pelo PMI, dentre outros, também podem influenciar algumas operações.
“É importante diferenciar o que é uma operação baseada em estrutura e estratégia, e o que é uma operação que é baseada em um dado econômico”, afirma. EM alguns casos, o investidor tem um bom sistema para a estratégia, mas ele não funciona muito bem quando tem divulgação de dados importantes como PIB ou inflação”, diz Simonetto.
Cuidado com os stoploss curtíssimos
A definição do stoploss depende da estratégia de cada investidor. No entanto, o investidor pode ter problemas quando utiliza aleatoriamente o stoploss curtíssimo, sem se basear em uma boa estratégia de risco.
“Stops loss muito curtos para especuladores tendem a não performar bem”, afirma Simonetto. O especialista lembra que se você fizer isso sem uma boa estratégia, pode acabar sendo “stopado” em diversas operações, acumulando prejuízos.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades