
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira (15), após as bolsas em Wall Street encerrarem mistas na véspera, com os investidores reagindo aos dados de inflação norte-americana. A variação de 6,4% nos acumulado dos últimos 12 meses mostra que os preços estão desacelerando, mas não tão rápido como os mais otimistas do mercado esperavam.
Na agenda norte-americana de hoje, dados de vendas no varejo e produção industrial estão no radar dos investidores, além da confiança das construtoras. No Brasil, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou estabilidade, com leve alta de 0,02% em fevereiro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de 0,05%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 0,07% no ano e de 2,26% em 12 meses.
Apesar das divulgações, as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, serão acompanhadas de perto, uma vez que a primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) do novo governo será na próxima quinta-feira (16). Conforme antecipou Haddad, a mudança da meta de inflação não entrará na pauta de amanhã.
A temporada de balanços segue firme por aqui, com destaque para os resultados de Telefônica Brasil (VIVT3), Assaí (ASAI3), B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), entre outras companhias após o fechamento.
Nesta manhã, a Weg (WEGE3) reportou lucro líquido de R$ 1,193 bilhão no quarto trimestre de 2022, um crescimento de 36,5% na comparação com o mesmo período de 2021. Com isso, a companhia elevou o lucro em 17,3% no ano passado ante o anterior, para R$ 4,208 bilhões.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta após dados de inflação dos Estados Unidos reforçarem expectativas de que o Federal Reserve continuará elevando juros para conter o avanço dos preços.
Os mercados europeus, por sua vez, operam entre perdas e ganhos hoje, depois que o índice STOXX 600 atingiu a máxima de um ano na véspera. Os dados da inflação no Reino Unido mostraram que a inflação caiu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, para 10,1%, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais, abaixo das expectativas dos economistas de 10,3%. Além disso, o mercado reage também aos indicadores da zona do euro e do IPC dos Estados Unidos de ontem.
Agenda econômica
- Balanços aqui: Weg antes da abertura e B3, Rumo e Telefônica Brasil (Vivo) após o fechamento
- Balanços lá fora: Heineken, Barclays e Glencore antes da abertura e AIG após o fechamento
- Dia de vencimento de futuro e opções de índice no Ibovespa
- Reino Unido: CPI de janeiro (4h)
- AIE publica relatório mensal sobre mercado de petróleo (6h)
- Zona do euro: Balança comercial de dezembro (7h)
- Zona do euro: Produção industrial de dezembro (7h)
- FGV: IGP-10 de fevereiro (8h)
- Haddad fala em evento do BTG Pactual (9h)
- Campos Neto participa de comemoração dos 130 anos do TCU, sem previsão de discurso (10h)
- EUA: Vendas no varejo de janeiro (10h30)
- Presidente do BCE, Christine Lagarde, participa de debate sobre o Relatório Anual do BCE 2021 (11h)
- EUA: Produção industrial de janeiro (11h15)
- Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), participa da CEO Conference, do BTG Pactual (11h45)
- EUA: índice NAHB de confiança das construtoras em fevereiro (12h)
- EUA: Estoques de petróleo do DoE (12h30)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)