
Os índices futuros dos Estados Unidos operam dentro da estabilidade nesta terça-feira (14), com o mercado em compasso de espera pela divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no país. A expectativa dos investidores para a inflação estão em variação de 0,5% em janeiro, levando o índice para 6,2% em 12 meses, o que representaria uma queda ante o 6,4% registrado em dezembro de 2022.
No Brasil, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, deu entrevista para o programa Roda Viva, da TV Cultura, e falou que fará de tudo para aproximar o BC com o atual governo. Ele também afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está “super bem-intencionado”.
Campos Neto comentou ainda que não vê problema em ir ao Congresso para explicar o motivo pelo qual a taxa Selic está em 13,75%. Além disso, o presidente da autarquia afirmou que o BC entende que uma mudança na meta de inflação não daria mais flexibilidade, mas o efeito contrário.
A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) ocorrerá na próxima quinta-feira (16), e Campos Neto terá a oportunidade de falar mais uma vez, desta vez diretamente ao mercado, na CEO Conference, do BTG Pactual.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça, após o rali de ontem em Wall Street e na expectativa pelos dados de inflação que chegam nos Estados Unidos. No Japão, o governo confirmou o nome de Kazuo Ueda para assumir a presidência do BoJ.
Os mercados europeus sobem de forma cautelosa nesta manhã, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas. Os dados do de inflação nos Estados Unidos serão divulgação hoje e determinarão se o Federal Reserve optará por mais aperto na política monetária, enquanto a Europa e o Japão também devem divulgar dados importantes no final da semana.
Agenda econômica
- Áustria: Opep divulga relatório mensal de petróleo
- Lula relança o programa Minha Casa, Minha Vida na Bahia
- Zona do euro: 2ª estimativa do PIB do 4TRI (7h)
- França/OCDE: Taxa de desemprego em dezembro (8h)
- Roberto Campos Neto participa de evento do BTG (9h15)
- Lula e Fernando Haddad debatem meta de inflação (10h)
- EUA: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de janeiro (10h30)
- Banco do Brasil faz teleconferência sobre resultados do 4TRI (11h)
- Bernard Appy e Gustavo Guimarães participam de evento do BTG (16h)
- Argentina/Indec: CPI de janeiro (16h)
- Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participa de evento do BTG (16h45)
- EUA: estoques de petróleo da semana até 10/02 (18h30)