
Nos últimos dias, o Banco Central (BC) e o presidente da República protagonizam um embate que vem amedrontando o mercado. Isso porque, Campos Neto, presidente do BC, vem sendo criticado nos últimos dias por Lula, que afirma que a taxa de juros básicos da economia deveria ser reduzida, além de já ter dito que por ele, o BC não seria mais independente.
Mediante a essas declarações, algumas especulações giram em torno de uma possível substituição de Campos Neto, ou até a quebra da independência do Banco Central. Sobre o assunto, Marco Saravalle, estrategista de investimentos da casa de análise de investimentos Sara Invest, acredita que qualquer movimento do governo no sentido de tirar a independência do BC será muito mal recebido pelo mercado.
“É importante a gente não dar passos para trás, a independência do Banco Central é extremamente importante, principalmente para descansar o BC dos governos em relação a uma política muito mais de estado do que de governo“, diz Saravalle.
“Agora, indo direto ao ponto, uma movimentação de mudança na autonomia do BC, não importa se é bom ou ruim, o mercado vai bater, e vai bater muito forte! Até alguns analistas mais pessimistas acreditam que nesse cenário a bolsa poderia entrar em um circuit breaker“, completa o analista.