
Os índices futuros dos Estados Unidos operam cautelosos nesta terça-feira (7), com o mercado à espera das falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que ocorrerá nesta tarde.Os comentários do chairman do Fed virão após um payroll muito acima do esperado, reforçando que o mercado de trabalho segue forte, o que pode pressionar a inflação.
Com isso, a expectativa é que o BC norte-americano eleve a taxa de juros em mais 25 pontos-base em março e maio, levando para o intervalo entre 5% e 5,25%, e mantenha assim até os últimos meses deste ano, quando pode cortar em 25 pb. As probabilidades foram coletadas do CME Group.
No Brasil, a ata do Copom reforçou a briga contra a inflação, reduzindo as chances de um corte na Selic em 2023, apesar das contínuas críticas do presidente Lula com os juros a 13,75%. O comitê destacou os riscos fiscais inseridos para a inflação, elevando os “prêmios nos preços de ativos”.
Diferentes de outras, a ata da última reunião apresentou um conteúdo mais extenso e detalhado sobre a condução da política monetária.
No cenário corporativo, o Itaú Unibanco (ITUB4) irá apresentar seus resultados trimestrais nesta terça, após o fechamento do mercado, junto com BR Properties (#BRPR3) e BrasilAgro (#AGRO3).
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça, uma vez que o sentimento de investidores melhorou com o anúncio de novas medidas para estimular o setor imobiliário chinês e o noticiário do setor de tecnologia.
Os mercados europeus, por sua vez, estavam em leve alta em sua maioria nesta manhã, embora o sentimento global permaneça misto. Os investidores se preparando para o próximo comentário do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que ocorrerá nesta tarde.
Agenda econômica
- Brasil: Balanços de Itaú, BR Properties e BrasilAgro, após o fechamento do mercado
- Alemanha/Destatis: produção industrial em dezembro (4h)
- França/OCDE: CPI de dezembro (8h)
- FGV: IGP-DI de janeiro (8h)
- FGV: Indicador Antecedente de Emprego de janeiro (8h)
- BC divulga ata do Copom (8h)
- Reino Unido: Ministro das Finanças, Jeremy Hunt, participa de sessão no Parlamento britânico (8h30)
- Anfavea: Produção de veículos em janeiro (10h)
- Roberto Campos Neto participa de evento “2023 Milken South Florida Dialogues”, em Miami, com transmissão pela internet (10h)
- EUA/Deptº do Comércio: balança comercial de dezembro (10h30)
- EUA: Presidente do Fed, Jerome Powell, participa de evento no Clube Econômico de Washington (14h40)
- Haddad participa de reunião com governadores sobre ICMS e resolução no Carf (16h)
- EUA: Vice-presidente de supervisão do Fed, Michael Barr, discursa sobre inclusão financeira no Fórum de Mobilidade Econômica HOPE (16h)
- EUA/Fed: Crédito ao Consumidor em dezembro (17h)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 03/02 (18h30)
- EUA: Presidente Joe Biden faz discurso sobre o Estado da União (23h)
*Com informações de BM&C Now e BDM