
Os índices futuros nos Estados Unidos operam em mais uma queda nesta segunda-feira (6), já que investidores ainda repercutem os dados de emprego do payroll. A criação de 517 mil vagas em janeiro (ante expectativa de apenas 185 mil) reforçou o objetivo do Federal Reserve em se manter firme na briga contra a inflação e a cortar juros apenas em 2024.
Nesta semana, o principal destaque para o mercado norte-americano será as falas de membros do Fed, incluindo o presidente Jerome Powell. A autoridade monetária participará de uma conversa aberta com o bilionário David Rubenstein, no The Economic Club of Washington, na terça-feira (7).
No Brasil, a mensagem mais dura do Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira esvaziou as probabilidades de um corte na taxa Selic ainda este ano. Com isso, o Boletim Focus, previsto para hoje, deve trazer uma revisão das expectativas para a taxa de juros. Também para terça está previsto a ata do Copom.
No cenário corporativo, a temporada de balanços começa a ganhar ritmo, uma vez que outro grande banco, o Itaú Unibanco (ITUB4) deve divulgar seu balanço trimestral. Para esta semana, estão previsto os resultados de Klabin (KLBN11), Bradesco (BBDC4), Usiminas (USIM5), entre outros.
Ásia e Europa
Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em queda nesta segunda, após o relatório de empregos dos Estados Unidos, payroll, ter vindo mais forte do que o esperado. Com isso, aumentou as preocupações de que o Federal Reserve tenha que aumentar os juros por mais tempo, à medida que continua seus esforços para controlar a inflação.
As bolsas europeias operam em baixa hoje, com os investidores avaliando as perspectivas econômicas globais e os esforços para combater a inflação. Um dos grandes dados da semana passada, o Índice de Gerente de Compras (PMI) composto para a zona do euro, mostrou que a atividade comercial da região voltou a crescer em janeiro pela primeira vez em seis meses, aumentando as esperanças de que o bloco evite uma recessão.
Agenda econômica
- Brasil: Balanços de Itaú, BR Properties e BrasilAgro, após o fechamento do mercado
- Alemanha/Destatis: Encomendas à indústria de dezembro (4h)
- Reino Unido: Dirigente do BoE Catherine Mann discursa na conferência “Novas dimensões do banco central na era pós-covid” (5h40)
- Zona do euro/Eurostat: vendas no varejo em dezembro (7h)
- Boletim Focus (8h25)
- BNDES: Lula e Alckmin participam da posse do presidente do banco, Aloizio Mercadante, na sede da instituição, no Rio (10h)
- Reino Unido: Economista-chefe do BoE, Huw Pill, participa de coletiva virtual (14h)
- Zona do euro: Presidentes de BCE, Christine Lagarde, Conselho Europeu, Charles Michel, Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e Eurogrupo, Paschal Donohoe, participam de reunião (15h)
*Com informações BM&C Now e BDM