
Nesta quinta-feira (12), as atenções dos mercados mundiais estão voltadas para a inflação ao consumidor dos Estados Unidos (CPI) referente ao mês de dezembro.
A expectativa do consenso de mercado é que a inflação venha mais contida, com projeções de queda dos preços de 0,1% em dezembro. Portanto, no acumulado do ano passado, economistas calculam uma inflação de 6,5%, bem abaixo da taxa pico de 9,1% em junho.
No cenário doméstico, na agenda política, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar o primeiro pacote de medidas econômicas do novo governo, às 14h30 (horário de Brasília). Além disso, ainda pela manhã, o IBGE divulgará, às 9h, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro, com consenso Refinitiv prevendo alta de 0,2% na comparação com outubro e de 6,2% na base anual.
No radar corporativo, as atenções estão voltadas para a varejista, Americanas (AMER3). Visto que, na noite desta quarta-feira (11), apresentou um rombo contábil de R$ 20 bilhões, em seguida, o presidente da companhia, Sérgio Rial, e o diretor financeiro e de relações com investidores, André Covre, deixaram a companhia. As ações da Americanas devam sofrer no pregão desta quinta-feira (12).
Estados Unidos
Na manhã desta quinta-feira (12), índices futuros dos EUA operam estáveis, com as atenções voltadas para os dados do CPI de dezembro. Sendo assim, a expectativa é que o índice desacelere e sinalize ao Banco Central americano que sua política monetária restritiva surtiu efeito.
Ásia
Na sessão desta quinta (12), os mercados asiáticos encerraram a sessão no positivo, com a atenção dos investidores globais para os dados da inflação de dezembro.
Por outro lado, a inflação chinesa disparou e cresceu 1,8% em dezembro em relação ao ano anterior, com o aumento dos preços dos alimentos, apontaram os dados do Escritório Nacional de Estatísticas. No entanto, o PPI da China caiu 0,7% em dezembro em relação ao ano passado, pior do que as expectativas de uma queda de 0,1%.
- Shanghai SE (China), +0,05%
- Nikkei (Japão), +0,01%
- Hang Seng Index (Hong Kong), +0,36%
- Kospi (Coreia do Sul), +0,24%
Europa
Nesse contexto, os investidores aguardam o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos, com os mercados europeus subindo e registrando o maior nível desde abril de 2022. Em consenso, os economistas estimam que a inflação desacelerou, sinalizando que as atitudes tomadas pelo Fed funcionaram.
Agenda econômica
▪️ Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve anunciar primeiro pacote de medidas econômicas
▪️ IBGE: Pesquisa Mensal de Serviços de novembro (9h)
▪️ Lula recebe jornalistas para café-da-manhã no Palácio do Planalto (9h30)
▪️ CNI: Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro (10h)
▪️ EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de dezembro (10h30)
▪️ EUA: Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 07/01 (10h30)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Filadélfia, Patrick Harker, participa do evento “Previsão Econômica da Câmara de Comércio 2023” (10h45)
▪️ EUA: Presidente do Fed em St. Louis, James Bullard, participa do Fórum de Previsão Econômica do Centro-Oeste da Associação de Banqueiros de Wisconsin (13h30)
▪️ EUA: Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, discursa na Câmara de Previsão Financeira VBA/VA (14h40)
▪️ Haddad e a diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros, participam da cerimônia de posse da nova presidente da Caixa, Rita Serrano, em Brasília (18h)