
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em leve alta nesta quinta-feira (5), uma vez que mais dados econômicos sobre o mercado de trabalho serão divulgados hoje. Os destaques estão para o relatório de empregos privados, da ADP, e os pedidos de auxílio-desemprego semanal.
Ontem, a ata do Federal Reserve reforçou a mensagem de controle da inflação, que segue “inaceitavelmente alta”. Com isso, nenhum dos membros do BC norte-americano acreditam que os cortes nos juros começarão em 2023.
No Brasil, a bolsa brasileira teve o primeiro pregão positivo, após Jean Paul Prates, cotado para assumir o comando da Petrobras (PETR3; PETR4), ter decartado ingerência nos combustíveis, antecipando que os preços domésticos não serão desvinculados dos valores praticados lá fora. Além disso, o presidente Lula convocou a primeira reunião ministerial com o objetivo de alinhar discursos.
Na agenda econômica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta que a produção industrial no Brasil apontou uma leve queda de 0,1% em novembro na comparação com outubro. O resultado foi exatamente como o esperado pelo mercado para o período. Com isso, a indústria cresceu 0,9% frente a novembro de 2021, na série sem ajuste. No ano, a indústria ainda acumula queda de 0,6% e, em 12 meses, recuo de 1,0%.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta, após a recuperação de Wall Street na véspera e em meio a sinais de melhora na atividade do setor de serviços chinês. O bom humor na Ásia veio também com a recuperação das bolsas de Nova York, após a ata do Federal Reserve tenha mostrado um discurso sem surpresas negativas.
Europa
Os índices europeus operam perto da estabilidade hoje, com os mercados globais se concentrando nos dados econômicos da região e nos últimos sinais do Federal Reserve sobre inflação e taxas de juros. O Índice de Preços de Produtor (IPP) da zona do euro ficou exatamente conforme o esperado pelos investidores, ao variar -0,9% em novembro na comparação com outubro. Com isso, o IPP da região atingiu alta de 27,1% na comparação anual.
Agenda econômica
- Fipe: IPC de dezembro (5h)
- Reino Unido/S&P Global/CIPS: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (6h30)
- Zona do euro/Eurostat: PPI de novembro (7h)
- FGV: Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) de dezembro (8h)
- Cerimônia de posse da ministra do Planejamento, Simone Tebet, com participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outras autoridades (10h)
- EUA/ADP: relatório sobre criação de empregos no setor privado em dezembro (10h15)
- EUA: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, faz discurso de abertura da Conferência de Mercados Financeiros e Instituições (10h20)
- EUA/Dept°. do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 31/12 (10h30)
- EUA/Dept°. do Comércio: balança comercial de novembro (10h30)
- Fenabrave: Emplacamentos de veículos em dezembro (11h)
- EUA S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (11h45)
- Global/S&P Global: PMI de Serviços final de dezembro (13h)
- EUA: Estoques de petróleo da semana até 30/12 (13h)
- EUA: Presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, discursa sobre política monetária e economia em evento do Rotary de St. Louis (14h20)
- BC: Captação da poupança de dezembro (15h)
- Japão/S&P Global: PMI composto final de dezembro e PMI de serviços (21h30)
*Com informações de BM&C Now e BDM