
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (3), no primeiro dia oficial dos mercados globais. Apesar do bom humor inicial, os impactos das políticas monetárias agressivas e os efeitos com a guerra da Rússia na Ucrânia continuarão marcando um momento difícil para as economias globais.
Hoje, o mercado fica atento aos dados de atividade indústrial (PMI) dos EUA, divulgados pelo S&P Global. Na semana, os investidores ficam no aguardo da ata do Federal Reserve, que será divulgado na quarta-feira (4), junto com a relatório de vagas de emprego Jolts.
No Brasil, o cenário político segue movimentando as negociações, uma vez que o Ibovespa fechou o primeiro pregão do ano com queda de mais de 3%. A liquidação ocorreu após a prorrogação de desoneração de combústiveis e da retirada da Petrobras (PETR3; PETR4) no plano de privatizações.
Com a agenda esvaziada, são esperados mais acontecimentos em Brasília, como a posse de mais ministros, como os de Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; Pesca, André de Paulo; e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
Ásia e Europa
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira (3) no primeiro pregão de 2023 para a maioria delas, em meio à expectativa de novos estímulos da China após dados fracos de atividade manufatureira.
SSE Composite: 3.116,51 (+0,88%)
Nikkei 225: 26.094,50 (Fechado)
Hang Seng: 20.145,29 (+1,84%)
KOSPI: 2.218,68 (-0,31%)
TAIEX: 14.224,12 (+0,61%)
Os mercados europeus, por sua vez, operam em alta, com os investidores avaliando a reabertura da China e aguardando os principais números da inflação europeia.
Agenda econômica
- Reino Unido/S&P Global/CIPS: PMI industrial final de dezembro (6h30)
- FGV: IPS sete capitais de dez e 2022 (8h)
- Lula vai ao velório de Pelé (9h)
- Alemanha/Destatis: CPI preliminar de dezembro (10h)
- EUA/S&P Global: PMI industrial final de dezembro (11h45)
- EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção em novembro (12h)
- Global/S&P Global: PMI industrial Global final de dezembro (13h)
- Japão/S&P Global: PMI industrial final de dezembro (21h30)
*Com informações de BM&C Now e BDM