O Tesouro Selic é uma opção para investidores mais conservadores, que querem uma aplicação com baixíssimo risco de crédito e que atualmente oferece uma rentabilidade alta, já que a Selic está em 13,75% ao ano.
Mesmo para os investidores mais arrojados faz sentido ter uma parte do seu portfólio neste tipo de título, principalmente para formar a reserva de emergência – aquele dinheiro que pode ser resgatado a qualquer momento sem risco de prejuízo.
Uma das maiores vantagens dos títulos públicos federais é a segurança que o investidor possui do ponto de vista de risco de crédito.
“Podemos dizer que ao comprar um título do Tesouro Direto, o investidor está emprestando dinheiro ao governo. Por isso, o risco dessa operação é muito baixo”, explica Rafael Macedo, líder e assessor de investimentos da Blue3.
Outra grande vantagem dos títulos oferecidos pela plataforma do Tesouro Direto é a facilidade de aplicação e o baixo valor necessário para começar a investir.
“Você pode começar a investir nesses ativos a partir de aproximadamente R$ 30 e a liquidez é diária”, afirma o assessor da Blue3.
Selic deve permanecer alta em 2023
A Selic terminou o ano em 13,75% e deve permanecer em níveis altos no próximo ano. Para 2023, a expectativa é que a taxa básica de juros continue atraindo investidores para a renda fixa, especialmente os ativos pós-fixados.
De acordo com a estimativa dos analistas do mercado financeiro, ouvidos para a elaboração do relatório Focus, a Selic deve encerrar 2023 em 12% – o que continua fazendo do Tesouro Selic uma boa opção no próximo ano.
Quer investir em renda fixa e no Tesouro Selic? Abra sua conta na Blue3