
Os índices futuros dos Estados Unidos operam mistos e próximos da estabilidade nesta terça-feira (20), após os mercados fecharem mais um dia em queda na véspera. Os temores com as altas de juros, feitas na semana passada pelos bancos centrais, leva a preocupações de que as principais economias globais possam entrar em recessão.
No Japão, o banco central do país (BoJ) manteve suas taxas de juros estáveis, mas surpreendeu ao subir o funcionamento do controle da curva de juros. O BoJ elevou a faixa de variação dos rendimentos públicos (JGB) de 10 anos, passando do intervalo de -0,25% a +0,25% para -0,50% a +0,50%.
No Brasil, por sua vez, a agenda econômica está esvaziada. Com isso, os investidores continuarão atentos às negociações da PEC da Transição, com possibilidade de ser votada no plenário da Câmara dos Deputados hoje.
Duas decisões no poder Judiciário – de manter o Bolsa Família fora do teto de gastos em 2023 e a inconstitucionalidade do orçamento secreto – tiraram parte do poder de barganha do Legislativo. Mesmo assim, o governo eleito seguiu as negociações para a aprovação da PEC.
Ásia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça em meio a persistentes temores sobre a perspectiva da economia global, após o Banco do Japão (BoJ) fazer um inesperado ajuste em sua política monetária e o Banco Mundial cortar projeções de crescimento para a China.
Europa
Os mercados europeus registram queda, com os investidores avaliando as perspectivas da taxa de juros para 2023. Na semana passada, o Banco Central Europeu aumentou sua principal taxa de juros de 1,5% para 2% e disse que procuraria reduzir seu balanço patrimonial em cerca de 15 bilhões de euros todos os meses de março de 2023 até o final do segundo trimestre. Além disso, o BCE disse que os aumentos das taxas precisariam continuar “significativamente em um ritmo constante”.
Agenda econômica
- Câmara deve votar a PEC da Transição
- Alemanha/Destatis: PPI de novembro (4h)
- Reino Unido: Ministro das Finanças Jeremy Hunt responde a perguntas na Câmara dos Comuns (8h30)
- Corsan: Leilão deve ocorrer hoje, na B3, em SP (10h)
- EUA/Dept°. do Comércio: construções de moradias iniciadas em novembro (10h30)
- Zona do euro/Comissão Europeia: índice de confiança do consumidor de dezembro (12h)
- EUA/API: estoques de petróleo da semana até 16/12 (18h30)
*Com informações de BM&C Now e BDM