
O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (16). As bolsas internacionais operam negativas, uma vez que os principais bancos centrais do mundo elevaram suas taxas de juros nos últimos dias, com sinalização de mais altas. Além disso, hoje é dia de vencimento de opções, o que deve adicionar certa volatilidade nas negociações da bolsa.
Às 14h30, o principal índice da B3 registra queda de 1,15%, cotado a 102.549 pontos.
O mau humor global de hoje vem após os anúncios realizados pelos bancos centrais. O Federal Reserve (Fed), o Banco Central Europeu (BCE), o Banco da Inglaterra (BoE) e até o Banco Nacional Suíço elevaram suas taxas de juros em 50 pontos-base cada.
Em Brasília, segue o impasse com a PEC da Transição, com expectativa dos investidores para uma eventual desidratação dos valores. O presidente da Câmara, Arthur Lira, adiou a análise do texto para a próxima semana, uma vez que o STF ainda julga a constitucionalidade do orçamento secreto.
No cenário corporativo, a B3 divulgou nesta sexta-feira (16) a segunda prévia da carteira teórica do Ibovespa, com a exclusão das ações de IRB Brasil (#IRBR3) e Positivo (#POSI3), e nenhuma inclusão no portfólio. Caso siga essa configuração, o principal índice da bolsa brasileira passa a ter 90 ativos.