
O Ibovespa começou as negociações em queda, mas logo virou o sinal e passar a registrar alta na sessão desta quinta-feira (15), na contramão dos índices futuros dos Estados Unidos e do mau humor global, uma vez que os principais bancos centrais do mundo aumentam suas taxas de juros. Além disso, o cenário político em Brasília continua agitado e causando forte volatilidade na bolsa brasileira.
Às 14h30, o principal índice da bolsa brasileira opera em alta de 1,11%, cotado a 104.896 pontos.
Banco Central Europeu (BCE) cumpriu o que era esperado pelo mercado e decidiu, nesta quinta-feira (15), elevar as taxas de juros em 50 pontos-base, diminuindo o ritmo de alta das últimas reuniões. Além disso, o BCE destacou que “as taxas de juros terão ainda de subir de forma significativa” para “assegurar o regresso tempestivo da inflação ao objetivo de médio prazo de 2%”.
Pela manhã, o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou alta de 0,36% em dezembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. No mês anterior, o índice havia registrado variação de -0,59%. De janeiro a dezembro de 2022, o índice acumulou alta de 6,08%. Em dezembro de 2021, o índice caíra 0,14% no mês e acumulava elevação de 17,30% em 12 meses.
No cenário corporativo, a Justiça do Rio de Janeiro, determinada pela 7ª Vara Empresarial, decretou na quarta-feira (14) o encerramento do processo de recuperação judicial da companhia de telecomunicações Oi (OIBR3; OIBR4). De acordo com o Juiz Fernando Viana, a Oi assumiu todos as obrigações relacionais ao processo de recuperação judicial.