O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a meta da taxa de juros de referência do Federal Reserve em 0,50 ponto percentual, para o intervalo entre 4,25% e 4,50% nesta quarta-feira. O reajuste interrompe o ciclo de quatro altas consecutivas de 0,75 pp.
Segundo Carlos Vaz, CEO e fundador da CONTI Capital, depois da apresentação de diversos índices econômicos, especialmente do último Payroll, e das declarações dos dirigentes do Fed, o mercado já estava na expectativa de ver essa elevação de apenas 50bps. “De certa forma isso já estava precificado e o mercado não deve reagir abruptamente”.
No entanto, o executivo aponta que a resiliência do mercado de trabalho americano pode levar o Federal Reserve a manter o ciclo de aperto monetário acima do previsto, pelo menos até meados de 2023 – podendo seguir até 2024.
“Com isso, acho que os EUA poderão vivenciar um período de desaceleração econômica, com a possibilidade de até entrar em recessão, como o mercado especula”, aponta Vaz.
Mesmo que haja uma recessão, o executivo acredita que esta será uma fase atravessada sem grandes prejuízos. “Justamente em razão da força do mercado de trabalho americano e desenvolvimento econômico conquistado até aqui”, explica o CEO da CONTI Capital.