
Os índices futuros de Nova York caem nesta quarta-feira (14), após subirem na véspera com dados da inflação abaixo do esperado. Hoje, o Federal Reserve tomará sua decisão de política monetária, deve reduzir o ritmo de alta dos juros e elevar em 50 pontos-base. Assim, a taxa norte-americana ficaria no intervalo entre 4,25% e 4,50%. Depois, o presidente do Fed, Jerome Powell, falará para o mercado.
No Brasil, o cenário político continua agitado e sendo a principal razão do movimento da bolsa. Ontem, a Câmara confirmou um rumor e aprovou uma alteração na Lei das Estatais para permitir que Aloizio Mercadante seja o presidente do BNDES. Hoje, o STF retoma o julgamento sobre a constitucionalidade do orçamento secreto.
Entre os indicadores locais do dia, o principal será o IBC-Br, considerado a prévia do PIB. Os investidores projetam uma alta de 0,50% em outubro na comparação com o mês anterior.
Ásia e Europa
Os mercados acionários da Ásia se valorizaram no pregão desta quarta-feira (14). Entre os principais, Xangai terminou praticamente estável, enquanto Tóquio exibiu mais força, em quadro de expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed) sobre a taxa de juros.
As ações europeias, por sua vez, caem hoje, com os mercados globais digerindo novas leituras de inflação e também aguardando a decisão de política monetária do Fed A decisão pode influenciar também qual será o tamanho do aumento nos juros pelo Banco Central Europeu, na quinta-feira (15).
Agenda econômica
- França: AIE publica relatório mensal sobre mercado de petróleo
- China: PBoC divulga taxa de juros de referência de empréstimos de 1 ano
- Câmara deve iniciar discussão sobre PEC da Transição, mas votação deve começar somente na 5ªF
- Lira oficializa candidatura à presidência da Câmara
- Cade analisa compra da SulAmérica pela Rede D’or
- STF analisa acordo entre estados e União sobre compensação à perda de arrecadação com teto de ICMS sobre combustíveis
- Reino Unido/ONS: CPI de novembro (4h)
- Zona do euro/Eurostat: produção industrial de outubro (7h)
- BC: IBC-Br deve avançar 0,30% em outubro (9h)
- Presidente e vice eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin e presidente do BC, Roberto Campos Neto, participam, sem previsão de discursarem, da cerimônia de posse do ministro Bruno Dantas como presidente do TCU (9h)
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 09/12 (12h30)
- STF retoma julgamento sobre Orçamento Secreto (14h)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
- EUA: Fed divulga decisão de política monetária, seguida por coletiva de imprensa com o presidente da instituição, Jerome Powell (16h)
- China/NBS: produção industrial e vendas no varejo em novembro (23h)