
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (13), com investidores à espera da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). O mercado está projetando uma alta de 0,3% em novembro na comparação mensal, o que levaria a uma desaceleração do avanço nos preços para 7,3% em 12 meses, mostrando que a inflação no país já atingiu o seu pico.
O dado de hoje será muito importante para a decisão do Federal Reserve, que iniciará, hoje, suas reuniões para anunciar um novo aumento de juros na quarta-feira (14). Ainda assim, a grande maioria do mercado segue apostando em uma elevação de 50 pontos-base, o que levaria a taxa para o intervalo entre 4,25% e 4,50%.
No Brasil, a principal divulgação do dia será a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O documento deve destacar a vigilância do BC referente à inflação e enfatizar os riscos fiscais. Na última reunião, semana passada, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano.
O cenário político segue agitado, uma vez que a indefinição sobre orçamento secreto, que será julgada sua constitucionalidade no STF, pode prejudicar a votação da PEC da Transição. Além disso, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões com Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Paulo Guedes, Ministro da Economia, e pode anunciar dois ou três nomes de pessoas que integrarão sua equipe.
Ásia
As bolsas asiáticas terminaram mistas nesta terça, com destaque positivo para o índice em Tóquio, uma vez que ações de farmacêuticas e transportadoras marítimas apoiaram os ganhos. Em Xangai, porém, o quadro foi levemente negativo, com fabricantes de chips entre os papéis pressionados.
Europa
Os mercados europeus operam cautelosamente em alta, com os investidores globais aguardando os dados mais recentes da inflação nos Estados Unidos e esperando ver sinais de que as pressões inflacionárias estão diminuindo. Os dados do IPC da zona do euro serão divulgados apenas na sexta-feira (16), após a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Agenda econômica
- Áustria: Opep divulga relatório mensal do mercado de petróleo
- Alemanha/Destatis: CPI de novembro (4h)
- Fernando Haddad concede entrevista para comentar Lei das Estatais e formação da equipe, após o fechamento do mercado, no CCBB, em Brasília
- Alemanha/ZEW: Índice de expectativas econômicas de dezembro (7h)
- BC divulga ata do Comitê de Política Monetária (8h)
- Haddad, acompanhado por Gabriel Galípolo, se reúne com Paulo Guedes (9h)
- IBGE: Volume de serviços de outubro (9h)
- Roberto Campos Neto profere palestra na abertura do evento “Segurança e proteção de dados no mundo digital”, promovido pelo site Poder 360 (9h)
- TCU julga processo de privatização do Porto de Santos (10h)
- Orçamento: senador Marcelo Castro, relator-geral do tema na Casa, concede entrevista (10h30)
- EUA/Deptº do Trabalho: Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de novembro e Núcleo do CPI (10h30)
- Haddad se reúne com Campos Neto na sede do BC (12h)
*Com informações de BM&C Now e BDM