
O volume de vendas do comércio varejista nacional teve alta de 0,4% em outubro frente a setembro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (8). Projeções do mercado indicavam alta de 0,2% no período.
Na comparação com outubro de 2021, as vendas tiveram alta de 2,7%, ante estimativas de +2,3% no período. O acumulado no ano registrou alta de 1,0%, e o acumulado nos últimos 12 meses ficou em +0,1%, conforme mostrou o instituto.
O volume de vendas avançou 0,5% em outubro frente a setembro no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção. Na comparação anual, o avanço foi de 0,3%. A média móvel trimestral foi de 0,7% no trimestre encerrado em outubro.
Cinco das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo no décimo mês deste ano, na série com ajuste sazonal. Os destaques ficaram com móveis e eletrodomésticos (2,5%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%), além de outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%). Os dois grupamentos que mostraram fortes quedas foram livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,4%).
Na série com ajuste sazonal, 15 das 27 Unidades da Federação tiveram resultados positivos, mostrou o IBGE. Os destaque são: Amapá (5,1%), Roraima (2,1%) e Acre (2,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, se encontram 10 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (-6,8%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Tocantins (-0,9%). Pernambuco e Distrito Federal ficaram estáveis (0,0%) na passagem de setembro para outubro de 2022.