
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em nova queda nesta quarta-feira (7), uma vez que o mercado segue receoso com a possibilidade da manutenção do ritmo de alta nos juros pelo Federal Reserve (Fed), apesar da maioria ainda apostar em elevação de 50 pontos-base. Outro ponto de preocupação é com bancos norte-americanos alertando sobre uma recessão em 2023.
No Brasil, a agenda será agitada na economia e na política. Os investidores começam hoje com a divulgação do IGP-DI de novembro, da FGV. Depois, a Anfavea divulga produção e venda de veículos, e o BC anuncia fluxo cambial e o Índice de Commodities (IC-Br).
O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,18% em novembro, conforme mostrou nesta quarta-feira (7) a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior a taxa havia sido de -0,62%. Com este resultado, o índice acumula alta de 4,71% no ano e 6,02% em 12 meses.
Para finalizar o dia, o Copom encerra seus dois dias de reuniões e divulga sua decisão de política monetária. O comitê deve manter a taxa Selic em 13,75% ao ano e continuará atento caso a inflação volte a subir, com a chance de retomar o ciclo de alta caso isso ocorra.
Em Brasília, o STF julgará a constitucionalidade do orçamento secreto, mas a principal atenção ficará para a votação da PEC da Transição no plenário do Senado. Ontem, os senadores da CCJ costuraram um acordo no qual enxugou o valor do texto em R$ 30 bilhões.
A proposta, dessa forma, foi reduzida para o custo de R$ 168 bilhões, reduziu o período do Bolsa Família fora do teto de gastos para dois anos e colocou oito meses para que o governo eleito apresente uma nova regra fiscal.
Ásia e Europa
Os principais índices asiáticos fecharam em queda nesta quarta, prejudicados por um quadro de aversão geral ao risco que também afeta os pregões em Nova York e na Europa. Os índices foram pressionados, sobretudo, pelos números bem abaixo do previsto da balança comercial da China em novembro. Com isso, o anúncio de novos relaxamentos de restrições contra a doença no país ficaram em segundo plano.
SSE Composite: 3.199,62 (-0,40%)
Nikkei 225: 27.686,40 (-0,72%)
Hang Seng: 18.814,82 (-3,22%)
KOSPI: 2.382,81 (-0,43%)
TAIEX: 14.630,01 (-0,67%)
As ações europeias, por sua vez, operam em baixa, com o nervosismo se instalando sobre o estado da economia global, uma vez que preocupações com uma possível recessão no próximo ano sacudiram as bolsas hoje.
Agenda econômica
- STF julga fim do orçamento secreto
- Alemanha/Destatis: produção industrial de outubro (4h)
- Zona do euro/Eurostat: PIB fina do 3TRI (7h)
- FGV: IGP-DI de novembro (8h)
- Anfavea: Produção de veículos em novembro (10h)
- Alckmin almoça com Lira para tratar da PEC da Transição na Câmara (12h)
- Canadá: Decisão de juros do BC (12h)
- EUA/DoE: Estoques de petróleo da semana até 02/12 (12h30)
- BC: Fluxo cambial semanal (14h30)
- BC: Índice Commodities Brasil (IC-Br) de novembro (14h30)
- Plenário do Senado começa discussão da PEC da Transição, com expectativa de votação no mesmo dia (16h)
- EUA/Fed: Crédito ao Consumidor de outubro (17h)
- BC anuncia decisão sobre a Selic (após 18h30)
- Roberto Campos Neto recebe prêmio do Lide em SP (21h30)
- Japão/Stat: PIB final do 3TRI (20h50)
*Com informações de BM&C Now e BDM