
A produção industrial no Brasil apontou uma leve alta de 0,3% em outubro quando comparado a setembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2). O resultado ficou acima das estimativas do mercado de -0,1% para o período.
Com isso, a indústria cresceu 1,7% frente a outubro de 2021, na série sem ajuste. No ano, a indústria acumula queda de 0,8% e, em 12 meses, recuo de 1,4%.
Segundo o IBGE, o setor industrial se encontra 2,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,4% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011 com esse resultado. A média móvel trimestral, por sua vez, permaneceu mostrando recuo em outubro de 2022 e intensificou a magnitude de queda frente ao registrado nos meses de setembro e agosto últimos.
Duas das quatro grandes categorias econômicas e apenas sete dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por produtos alimentícios (4,8%) e metalurgia (4,6%). Por outro lado, as negativas foram veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,7%), máquinas e equipamentos (-9,1%) e bebidas (-9,3%).